O grande desafio de escrever para uma loja virtual está no fato de que os conteúdos devem atender as principais necessidades: informar de forma amigável, transmitir confiança, ser relevante para os motores de buscas e persuadir para conversão.
Para tentar atender esse objetivo é importante a compreensão dos pilares que apresentamos a seguir.
Escrever amigavelmente
A regra mais importante é que não devemos escrever longos parágrafos. A maioria dos clientes desiste da leitura quando vê um texto maior para ser lido e compreendido. É um fato e um desafio. Devemos facilitar e até criar listas com frases curtas, para incentivar a leitura.
Importante também é a linguagem utilizada. Boa parte do público não concluiu o ensino médio. O conteúdo principal deve ser de fácil assimilação.
Escrever para persuadir
É importante deixar em destaque alguma condição especial do produto ou da loja, além do “frete grátis” e outras vantagens mais comuns. Algo que seja único e exclusivo. E que o cliente perceba isso rapidamente e se sinta tentado a obter essa vantagem. O benefício pode ser uma característica do produto.
A utilização de itens de persuasão dentro do descritivo do produto, além de humanizar a loja virtual, cria uma familiaridade melhor do cliente com as características do produto. Por exemplo: em um produto como a televisão, se é preciso destacar a resolução em números (Full HD 1920x1080p), essa informação para a maioria das pessoas não é clara ou persuasiva, portante vale usar também “imagens tão nítidas como num cinema”.
Escrever para criar confiança
Durante o processo de compra todo cliente tenta se acercar de maior número de informações possíveis para garantir que aquela escolha que ele está fazendo é realmente o que ele está procurando. Por isso é tão importante gerar confiança no cliente no momento da compra.
É fundamental que permitamos que clientes possam fazer depoimentos e comentários sobre os produtos. Essas informações auxiliam de duas formas principais: primeiro porque oferecem experiências reais de consumidores para possíveis novos consumidores e, em segundo lugar, apresentam um conteúdo que poderá ser analisado e vai gerar insumo para criação de conteúdos persuasivos.
Escrever para motores de busca
A regra básica é mostrar para os motores de buscas que o conteúdo que está sendo analisando foi gerado manualmente e exclusivamente. Para isso algumas dicas:
- Evite repetir o mesmo termo chave dentro do texto. O máximo de repetição deve ser de 5%, ou seja, a cada 100 palavras no máximo aparecer cinco vezes;
- Use sinônimos e variações dos termos chave. Evita repetição e auxilia no processo de busca;
- Não utilize textos de fabricantes. Os motores de busca contém uma regra de eliminação de conteúdo repetido; ou seja, se o site do fabricante estiver mais bem posicionado dentro do ranking, a página do produto da loja virtual será descartada, por conter um conteúdo igual e posicionamento menos relevante.
[Webinsider]
Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.