A influência online

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Com a colaboração de Milena Almeida*

Já se foi o tempo em que o número de seguidores no Twitter e fãs no Facebook era suficiente para definir uma boa reputação online. Em um ambiente onde relacionamento é cada vez mais relevante, pois os usuários selecionam o que vale a pena compartilhar com a sua rede de contatos, o desafio é oferecer informações úteis, geradoras de engajamento do público.

Em um cenário como esse, atrair o interesse de influenciadores é uma estratégia para ampliar a comunicação online. De acordo com a McKinsey&Company, o “boca a boca” é responsável por algo entre 20 e 50% das tomadas de decisão.

Ao se considerar que cada área de conhecimento tem formadores de opinião valorizados e respeitados pela comunidade, identificar essas pessoas é aproveitar o potencial das redes sociais e buscadores para alavancar o conteúdo online.

E por que influenciadores podem ser aliados em potencial?

  • Citam o seu conteúdo como exemplo ou referência para um grande número de pessoas;
  • Apresentam a sua marca a nichos de interesse;
  • Ajudam a disseminar seu conteúdo para a audiência certa;
  • Ampliam o alcance do seu conteúdo, fazendo-o reverberar por diversas camadas de contatos;
  • Ajudam-no a identificar novas oportunidades de atuação online;
  • Conectam você a pessoas que não saberia onde encontrá-lo;
  • Promovem o relacionamento da sua marca com o público-alvo.

Mas para isso os canais e usuários influenciadores precisam conhecer você. Ervin Strnisnik, gerente de marketing da PeerIndex, por exemplo, dá algumas dicas para aumentar a influência online:

  • Criar conteúdo que tenha a ver com a sua audiência;
  • Ampliar o número de pessoas com quem você se comunica;
  • Não fazer o bem esperando algo em troca e sim fornecer informação de qualidade com o simples propósito de fazer a diferença;
  • Monitorar frequentemente as redes sociais, ver o que falam sobre você e interagir com essas pessoas.

Podemos adicionar às dicas de Ervin mais duas, adotadas na Avantare:

  • Identificar personas que identifiquem preferências de conteúdo;
  • Identificar palavras-chave relacionadas à área de atuação e verificar resultados de busca.

E como saber quem são seus influenciadores?

Fatores como quantidade de conteúdo veiculado sobre um determinado assunto, capacidade de engajamento, links para o canal, indexação do conteúdo e votos são levados em consideração na hora da pesquisa.

Atualmente, existem diversas ferramentas online, gratuitas e pagas, para identificar onde acontecem discussões sobre assuntos relacionados e selecionar os influenciadores mais importantes na área de interesse.

Daniella Morier(daniella@avantare.com.br) é sócia-diretora da Avantare Inteligência Interativa.

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