A propaganda atual precisa ser grunge

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

nevermindNevermind, gravação que marcou minha adolescência, acaba de completar 20 anos. Considerado um marco por especialistas, o disco me provocou uma reflexão. Por que ainda chama tanta atenção dos fãs e da mídia?

Em uma época em que os hits de sucesso eram Michael Jackson e Guns & Roses, o Nirvana chegou quebrando os paradigmas das receitas de sucesso. Michael era conhecido por coreografias espetaculares, clipes com últimos recursos computacionais. O Guns era a típica banda de rock, usando seu uniforme padrão de roupas pretas de couro e bandanas; seus shows eram megaproduções, com luzes e efeitos. Kurt Cobain e banda eram o oposto disso – eles fugiam do estereótipo do popstar tradicional com suas limusines, mansões em Hollywood, produtores e seguranças, o mundo paralelo das estrelas.

O Nirvana era formado por típicos jovens ocidentais. Como o próprio nome do movimento explica (grunge), eles apresentavam uma imagem e estética suja perto dos pop stars do momento. Um trio de bagunceiros, irreverentes, despretensiosos no modo de vestir e portar. Escreviam músicas que mostram a contradição de um jovem normal: algumas vezes apaixonados, alguns momentos felizes, mas também músicas depressivas e perturbadoras.

Assessores de imprensa e seguranças? A banda se jogava em cima do público nos shows. Megaproduções? A banda mesmo após o sucesso gostava de se apresentar em pequenas casas undergrounds.

Claro que além do talento artístico e musical, um importante ponto do sucesso foi identificação do Nirvana com seu público, baseado na sinceridade da banda. O público se enxergava no Nirvana, o que não conseguia fazer com os outros músicos que ficavam afastados, atrás das muralhas do sucesso. As pessoas estavam cansadas do mundo fantasioso das estrelas, onde tudo é grandioso, exagerado e irreal.

O movimento grunge trouxe a aproximação entre as pessoas e as estrelas, mostrando que todos são imperfeitos. Nem sempre estamos felizes, mesmo estrelas do rock como Kurt Cobain, um jovem de sucesso, talentoso e bem sucedido, mas também depressivo, com dúvidas e angústias.

Levando esse raciocínio dos 20 anos de Nevermind para a propaganda, vejo muitas familiaridades entre o momento atual da comunicação e o movimento grunge.

No mundo das redes sociais, onde esconder um fato se torna cada vez mais difícil, onde descobrir uma mentira é cada vez mais rápido, a sinceridade, a espontaneidade e a verdade se tornaram necessidade na construção de marcas.

Vimos por muitos anos o reinado das propagandas fantasiosas, mostrando consumidores perfeitos, mulheres belíssimas, famílias felizes, casas arrumadas, o céu sempre azul. A típica propaganda de margarina.

Estamos no tempo da propaganda grunge, onde o consumidor quer se relacionar com marcas verdadeiras, que são consumidas por pessoas reais. Está na hora de levar a estética grunge para a comunicação – vamos sujar o mundo perfeito da margarina e parar de maquiar o mundo real.

As redes sociais já estão fazendo isso – tirando as marcas do pedestal da TV, onde ficavam atrás de seu VT maravilhoso, com sua superprodução, desenvolvido pela sua agência de propaganda.

Agora o consumidor comum pode compartilhar os defeitos e erros das empresas, tornando-as imperfeitas. Mas não é por isso que as marcas irão perder o seu valor ou serem menos desejadas, veja o exemplo do Nirvana. O que se precisa é construir um diálogo verdadeiro, uma comunicação grunge, mas sem esquecer o talento. [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Rafael Andaku (rafael@e-brand.com.br) é consultor da inbate e diretor de criação da e-brand

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *