Como se antecipar ao futuro hoje no presente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A maioria das pessoas espera sempre por previsões certeiras sobre os acontecimentos e até mesmo fórmulas prontas e, às vezes, mais seguras sobre o que fazer e quais posturas tomar.

Por isso falar sobre o futuro sempre é tão difícil. O fundamental não é prever, é se precaver e prevenir. Presumir o desconhecido faz com que tomemos decisões precipitadas e essas podem nos levar a muitos problemas. Isso no mercado atual é um pecado enorme.

Uma pergunta que muitos têm na cabeça:

– É possível se antecipar ao futuro de maneira responsável, de maneira segura e pertinente?

A resposta é sim. Mas, antes é preciso identificar os eventos do agora e os seus reflexos nos próximos anos. Só assim poderemos trabalhar bem o futuro.

A meu ver só tem uma forma de nos preparar para os acontecimentos futuros: por meio do autoconhecimento e da conversão do nosso talento e experiência.

Para isso, devemos perder o medo que nos paralisa para algumas ações. É preciso se arriscar, mas sempre inovando, surpreendendo-se e, acima de tudo, torcendo por si mesmo.

Estarmos conscientes de nossa missão e do nosso papel é sempre importante. É preciso crer: para transformar e mudar algo, é necessário primeiramente acreditar na possibilidade de executar tal mudança.

Quem não tem gosto por continuar o aprendizado perde muitas oportunidades, principalmente as de crescimento. Coisas simples como falar inglês, só são possíveis se a vontade de continuar sempre aprendendo for constante.

No cenário do mercado atual não há espaço para pessoas sem vontade de aprender e muito menos para pessoas com medo do novo. Mudanças são parte do processo evolutivo de qualquer pessoa ou empresa. O futuro de qualquer coisa depende diretamente das ações do presente, pense nisso.

Você já parou para pensar sobre o que será da sociedade e da cultura na era da internet? Já pensou como vamos nos preparar estrategicamente para isso? Hoje pode parecer normal, mas, projetando sua vida nos próximos cinco anos, por exemplo, passa a ser de grande importância.

É fato: não podemos barrar a informação. O acesso a uma avalanche de informações todos os dias nos obriga a descobrir novas e eficazes maneiras de aprender, ensinar e filtrar o que nos chega e a tirar a melhor utilidade disso.

Assista este vídeo: O poder da informação, palestra de Mario Persona.

Os instrumentos para sobreviver a todas essas mudanças pelas quais o planeta passará estão em nós mesmos. Você pode ser um talento do futuro. Todos podem. E quer saber realmente como se antecipar ao futuro? Simples: tenha ações no presente que lhe tragam consequências benéficas, antecipe-se, tenha ação.

Usar o talento e a criatividade para atingir metas dentro de padrões éticos e, principalmente, ser mais humano e respeitar o próximo são características imprescindíveis. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Daniel Paulino de Souza (@DanielPaulinoS) é consultor de marketing na metodologia 8 Ps e mantém o Blog do Daniel Paulino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Eu discordo totalmente sobre essa questão de se antecipar, prevernir-se, precaver-se ao futuro interpretando o presente.

    Primeiro que não tem como prever o futuro. As coisas estão num contexto tal, composto de inúmeras variáveis que é quase impossível saber o que vai acontecer daqui a 3 meses. E exemplos de fracassos de se antecipar ao futuro nós temos aos montes.

    Segundo, como disse Steve Jobs, a melhor maneira de você ir em frente é acreditar no que está fazendo, acreditar que de alguma maneira os pontos serão ligados. Isso se chama intuição.

    A pior besteira que um profissional pode fazer na sua vida é se moldar de acordo com o mercado, de acordo com as tendências, moldar-se de acordo com uma ideia de como o futuro será. Isso é matar a essência do cidadão. Você não tem que se antecipar a nada, você precisa ser original. E a vida está cheio de exemplos desse tipo.

    Um bom profissional é aquele que acredita piamente naquilo que faz, que usa além dos seus conhecimentos e dom, a intuição. É isso que o faz mover para o futuro. É a crença em algo bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *