O CRM Social como ferramenta estratégica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Atualmente, podemos comprar quase tudo em sites de e-commerce, mas a questão não se limita à variedade e chegada do produto em nossas casas. Vários fatores devem ser considerados durante o processo:

    • As informações estavam acessíveis?
    • O atendimento foi bom?
    • Foi rápido?
    • Valeu a pena usar a internet ao invés ir até a loja? Etc.

Esse exemplo ilustra o quanto é difícil saber o que o consumidor 2.0 pensa e quais as suas expectativas. Afinal, hoje ele não adquire somente mais um bem material, mas também a experiência de comprar.

Nesse sentido, quando associado às redes sociais de forma estratégica, o CRM pode ser uma ferramenta muito valiosa porque nos permite traçar um perfil detalhado de clientes, parceiros e fornecedores.

Antes, as empresas eram obrigadas a coletar e registrar informações nesse sistema, até então era concebido em duas formas: operacional e analítico. Com o surgimento das redes sociais veio o CRM social, no qual a atuação do marketing tornou-se indispensável. Contudo, para que ele resulte em lucro e benefícios, é necessário um complexo serviço de consultoria antes de sua implementação. Nesse ponto, a maior dificuldade é alinhar esse trabalho aos processos formais e à estratégia da companhia. Esta é a primeira e mais importante questão.

O segundo passo é criar uma solução que auxilie a organização a buscar nas redes sociais as informações procuradas. São muitas as dúvidas e uma área de inteligência de negócio pode ajudar a responder:

    • Qual a atratividade do meu mercado?
    • Quem são e onde estão os novos clientes?
    • A proposta de valor está, de fato, sendo entregue e servindo o cliente?
    • Qual o diferencial?

Empresas num mercado altamente fragmentado e em franco crescimento terão prioridades bem diferentes daquelas num mercado consolidado e maduro. As que estão em forte crescimento, perguntam-se onde estão os clientes que ainda não compraram seu produto. Para este tipo de empresa, é importante conquistar o maior território possível e o esforço de marketing deve ser na mesma linha.

Com um cenário tão novo, as oportunidades para desenvolvimento de novas ferramentas cresceram expressivamente. A combinação entre dados e inteligência de negócios deve estar sob a responsabilidade de pessoas bem orientadas e experientes em processos e táticas de mercado. Há um imenso leque de ferramentas e essas podem ser combinadas e compradas no mercado ou desenvolvidas internamente – depende de cada caso. O mesmo vale para as operações de suporte, que devem estar prontas para responder aos problemas reportados nas redes.

As redes sociais mais influentes vêm disponibilizando plataformas que facilitam a construção e integração de mais serviços e negócios na rede. Ajudam-nos a interagir melhor e nos inserir num contexto de empresa aberta, transparente, atuante e integrada.

Na outra ponta, o CRM é uma aplicação validada, comprovada e está na maioria das grandes empresas. Muitas o consideram um ativo valioso que dificilmente será descartado. O CRM social é um exemplo de ação empresarial que deixa claro a necessidade de conhecimento profundo das duas áreas para se alcançar um objetivo. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Clayton Harada é CEO da Gonow Tecnologia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Muito bom artigo Clayton. O CRM Social veio mesmo para ficar. Para quem se interessar em uma solução de CRM Social online (eCRM) simples e fácil de usar, apresento o eCRM123 (www.ecrm123.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *