Web analytics é a base para a tomada de decisão

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Atualmente a internet faz parte do planejamento estratégico de grande maioria das empresas. Com sua consolidação na sociedade atual, surge mais um veículo de comunicação de massa (que também nos dá total possibilidade para segmentação), onde as formas de comunicação e divulgação das empresas mudam completamente se comparado aos métodos tradicionais.

Toda e qualquer ação feita na internet pode ser registrada e transformada em informação. E se devidamente trabalhada, pode gerar relatórios de comportamento dos usuários nos sites da empresas, origens de chegada em seus domínios, efetividade de ações de divulgação e etc. Tais relatórios servem para complementar e embasar as decisões estratégicas de empresas que se posicionam na internet de alguma forma.

Vemos grandes empresas consolidadas no mercado, com forte presença no território nacional, mas ainda com uma presença muito tímida na internet. Outras ainda sequer iniciaram efetivamente algum tipo de atividade na web e marcam uma presença institucional apenas para constar.

Grande parte disso deve-se ao fato de não haver conhecimento suficiente para estar presente em um canal onde não há fronteiras para comunicação ou as informações coletadas de seu público-alvo no meio ainda não são suficientes para qualquer tipo de tomada de decisão.

Mesmo aquelas que marcam presença nos meios digitais ainda não usufruem dos dados gerados a partir das interações e divulgações em tais meios. Mensurar dados de acesso, páginas de entrada, páginas de saída, taxas de retorno e conversão passa a fazer parte de toda iniciativa que se proponha utilizar a internet como uma ferramenta estratégica para seus negócios.

Trabalhar com web analytics não se resume apenas em instalar uma ferramenta de gerenciamento de tráfego (o mais utilizado pelo mercado nos últimos tempos tem sido o Google Analytics) para saber a quantidade de visitas e usuários únicos que entram no seu site, mas sim procurar formas de efetuar análises comparativas entre parâmetros setados, qualificar o tráfego no ponto de vista da conversão, entender os principais caminhos utilizados pelos internautas dentro de seus sites e principalmente saber o propósito pelo qual sua instituição está na se posicionando na web, seja através de um grande web site ou através de uma simples Fan Page no Facebook.

Baseando-se nessas análises, podemos dizer que a identificação de problemas, sejam eles por falta de tráfego ou pela quantidade dele que não está sendo convertida, nos servirá de base para a concepção de novas oportunidades, ou até mesmo para mudanças de rotas, sejam elas para uma forma diferente de abordagem do público-alvo ou para criação novos produtos e serviços.

Portanto, o trabalho de web analytics está diretamente ligado às estratégias das empresas com presença online. Através dele conseguimos medir o retorno sobre o investimento desde uma ação isolada feita em apenas um canal na internet, até em ações de crossmídia, envolvendo vários outros meios de comunicação! [Webinsider]
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Marcelo Azeredo (@mcazeredo) é Executivo de Negócios Internet do grupo Diários Associados / Jornal Estado de Minas. Graduado e pós-graduado em Marketing e pós-graduando em MBA de Gestão da Comunicação Digital.

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2 respostas

  1. Pingback: Web analytics é a base para a tomada de decisão | Bamboo - Agência Digital

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