MIXX 2011

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Venho cobrindo os eventos da Advertising Week e do IAB desde 2005.

Este ano, em sua sétima edição, a MIXX Conference do IAB, em New York, atraiu quase 300 brasileiros, quase o dobro em relação ao ano passado.

O tema do evento foi voltado para a importância da criação de narrativas relevantes (storytelling) como forma de envolver os consumidores. Um conceito mais novo – storybuilding, foi promovido pelo presidente da The Martin Agency, Mike Hughes. Ele aborda as narrativas de forma aberta, com a participação e colaboração dos consumidores. Foi a grande buzzword dos dois dias de evento.

Alguns pontos ganharam mais minha atenção dentre o grande número de empresas representadas no palco.

O Facebook, através Carolyn Everson, VP Global Marketing Solutions, fez uma apresentação extremamente vendedora, inclusive mostrando em primeira mão alguns novos formatos publicitários.

Mas o que mais gosto nas falas dos executivos do Facebook é que eles não abordam tecnologia, o que pode parecer incoerente, dado o perfil mega nerd do criador da empresa.

Em 45 minutos Carolyn usou “tecnologia” apenas três vezes, sendo que uma delas foi pra citar uma frase dita por Randall Rothenberg logo na abertura do evento: a tecnologia não é o que importa, mas sim o que você faz com ela.

E ninguém leva este discurso mais ao extremo do que o Facebook. Eles mostram de forma didática, simples e através de casos de sucesso tudo o que você pode fazer na plataforma.

Adam BainAdam Bain, Twitter

Plataforma foi a expressão utilizada por Adam Bain, President Global Revenues do Twitter para definir a empresa.

Curiosamente esta é a terceira apresentação de Baim que assisti este ano e pela primeira vez ele utilizou-se do Powerpoint. E de uma forma extremamente semelhante ao Facebook.

Para completar os quatro grandes: o Google, assim como ano passado, trouxe um time de executivos ao palco mostrando novidades nas áreas de campanhas display e celular.

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Jaron_LanierJaron Lanier, Microsoft

Já a Microsoft atacou de Jaron Lanier (foto), Partner Architect Microsoft Research.

Com base nos avanços introduzidos pela tecnologia do Kinect, Jaron calou a plateia e o Twitter: possivelmente dado a complexidade do tema (como a realidade virtual está ajudando a expandir o potencial humano em se expressar) frente um auditório repleto de profissionais de marketing e publicidade quase não houve tuitadas.

É aquela dúvida de sempre: quando ninguém faz perguntas é porque o palestrante foi muito bem ou ninguém entendeu nada? [Webinsider]
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Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.

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