Pelé vai jogar o mundial (um viralzinho poderoso)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que começou como uma brincadeira pode se tornar uma realidade! Calma, não acredito, sinceramente, que o maior jogador de todos os tempos, aos 71 anos (já completados na data), vai entrar em campo no mundial da Fifa que o Santos vai disputar em dezembro, mas seria interessante vê-lo de uniforme em um lugar que ele nunca frequentou, o banco de reservas.

Isso é uma jogada, bem sacada por sinal, de marketing do Santos. Mesmo torcedores de outros times, como o são paulino que vos escreve, vai querer ver essa cena. Pelé é o maior de todos, um mito e uma figura amada em todo o planeta. O cara já parou guerra!

Muitas empresas hoje estão atrás do tal “buzz marketing” e esquecem que ações tem que vender! Do que adianta eu gerar milhares de acessos ao meu site de curiosos que não vão converter? Assim fica lindo no relatório de métricas. E só!

Qualquer ação que use a imagem de Pelé vai gerar um buzz natural. O que ele fez para o futebol mundial e mais ainda para o Brasil, o colocou no status de “quase Deus”, logo ele sozinho consegue movimentar milhares de veículos de comunicação. Pelé é pauta pronta!

Vale lembrar nesse artigo do maravilhoso filme que a Vivo fez, em 2010, mostrando o Rei em campo para marcar o seu gol de número 1287. Mais de 700 mil visualizações no vídeo, pouco para a marca Pelé e Vivo, mas um vídeo que nos deixa orgulhosos de ser brasileiro e ter Pelé nascido aqui!

Lançar na mídia que ele vai jogar o mundial é motivo para milhares de veículos saírem correndo para publicar a foto do Pelé falando da possibilidade. Isso vai levar mais mídia ao Santos, vai expor a marca e com isso expor os patrocinadores do time. E vai até fazer, caso Pelé fique no banco, com que torcedores de outros times torçam para o Santos apenas por Pelé estar lá.

Para o Santos é sensacional afinal quando fizerem o levantamento de mídia espontânea que esse comunicado conseguiu, o Santos pode conseguir aumentar os contratos de patrocínio para 2012.

Aí sim vi vantagem! Esse é um caso de um “viralzinho” que deu certo, sucesso absoluto. É o que eu sempre digo não se cria um viral, ele simplesmente acontece. Seja um caso como o Santos dizendo que vai inscrever o Pelé no mundial ou o triste falecimento de Any Winehouse, notícias como essa se espalham a uma velocidade inimaginável e sem o menor controle.

Agora, começará o jogo para manter o assunto vivo. O presidente do Santos vai dizer que depende do técnico, que vai dizer que “seria uma honra ter o Rei em campo”, Pelé vai desmentir dizendo que só vai acompanhar os garotos para dar apoio, o agente do Rei vai dizer que é inviável, vão entrevistar os jogadores que vão dar apoio à ideia e assim a notícia vai ficando na mídia, vai sendo pauta de sites e vai gerando o burburinho nas redes sociais positivamente, colocando o Rei no TTBr em pouco tempo.

Parabéns ao Santos que soube com uma simples frase conseguiu gerar algo positivo para a marca, mas deve-se lembrar que nessa simples frase tinha uma palavra de quatro letras, um apelido, que já tem uma bagagem de sucesso tão grande que gera interesse do mundo: Pelé. [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *