Para a visibilidade de seu conteúdo no Google News

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Como ter mais visibilidade no Google News? Essa é uma pergunta recorrente. De olho nessa dúvida, um estudo bastante relevante foi publicado na internet na última semana de setembro e reuniu as opiniões de especialistas em SEO e editores de veículos conhecidos como o Huffington Post, o The New York Times, a CNN, a ABC News e a ESPN.

Em ordem crescente, os dez fatores mais importantes para liderar os agrupamentos de notícias do Google News são:

1. Autoridade para a editoria. Significa que cada portal/site de notícias tem um talento especial para tratar de determinados assuntos. Tal autoridade é construída com informações precisas e confiança do público leitor, expressa em volume de acessos e taxa de cliques nos resultados orgânicos.

2. Uso de palavras-chave nos títulos das matérias.

3. Autoridade do domínio. O conteúdo está visível, exposto de maneira a ser lido de forma descomplicada pelo buscador? Existe um volume notável de links externos apontando para o endereço?

4. Atividade do portal em meio às redes sociais. Consiste em avaliar o volume de conteúdo compartilhado em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Com a recente declaração do Google de que as partilhas feitas em sua rede, Google+, devem influenciar o ranqueamento, vale a pena incluir essa mídia social em seu planejamento.

5. Ser o primeiro a publicar. Portais de notícias são frequentemente visitados pelo robô dos buscadores, qualquer minuto de antecedência na hora de publicar uma notícia ou “furo”, como é conhecido no jargão dos jornalistas, faz toda a diferença.

6. Contar com links de confiança para essa matéria. Tal métrica vai ajudar a impulsionar suas futuras notícias.

7. Conteúdo próprio. Os textos publicados devem ser próprios. O Google consegue identificar quando um jornal simplesmente reescreve um artigo de outro portal. Use conteúdo de terceiros com muita avaliação e não deixe que esses textos sejam predominantes em seus artigos.

8. CTR. É uma avaliação histórica da taxa de cliques que o site em questão tem na página de resultados de busca do Google News.

9. Conteúdo de alta qualidade. Avalia se a publicação segue as recomendações de qualidade do Google News.

10. Uso de sitemaps específicos para o Google News.

Em contrapartida, segue uma relação com os dez fatores mais negativos, aqueles que depreciam a qualidade do conteúdo em sites de notícias e impedem que cheguem às cabeças no canal de notícias do buscador.

Os dez pecados mortais no Google News:

1. Conteúdo duplicado. Reproduzir exatamente o mesmo material de outros sites.

2. Títulos pouco informativos. Sem dúvida, títulos que despertam a atenção do leitor são indispensáveis. O impacto de palavras fortes é enorme sobre o comportamento do leitor na hora de clicar. Ainda assim, não é sempre que tal política de títulos deve ser adotada. No Google News, o que vale é palavra-chave exata no título.

3. Ausência de sitemap para o Google News. O sitemap é a única maneira confiável de como suas notícias serão percebidas pelo buscador. Use!

4. Textos mal redigidos e com erros de grafia. Quando o buscador se depara com uma palavra digitada de forma errada, ele entra – literalmente – em parafuso, não consegue identificar de que se trata e marca um ponto vermelho na planilha de avaliação do site.

5. Bloquear o acesso do rastreador do Google. É difícil de acreditar que tal prática ainda acontece, mas…

6. Site com dificuldades técnicas. Uma hospedagem lenta e servidores sobrecarregados, somados à uma miríade de erros 500 (erros de servidor) são receita certa para cair no ranking.

7. Poucas citações. Um site deve ser conhecido na internet, ser citado por vários outros endereços. Não se trata de links e sim de citações.

8. Domínio de baixo PageRank. PageRank é uma classificação do Google para páginas. Varia de 0-10, sendo que, a maioria dos sites de expressão na internet, estão entre 5 e 7/8. O PR é calculado com base no número de links de qualidade que um site recebe.

9. Idade do site. Se você acaba de estrear um portal de notícias novo é preciso paciência. Mesmo seguindo as diretrizes de qualidade e prestando atenção nos fatores mencionados nesse artigo, provavelmente levará algum tempo para que o endereço seja conhecido e apreciado como fonte de qualidade para notícias.

10. Cópia de títulos. Não é errado distribuir textos exatos de outros sites, se houver permissão para tal. Mas é desaconselhada a repetição dos títulos. Sempre que possível, atribua o conteúdo a determinada fonte e mude o título.

Essas diretrizes foram colhidas tendo em vista o concorrido canal de notícias do Google News nos EUA. No Brasil, ainda há MUITO para se evoluir, por diversos fatores. O Google News do Brasil é pouco explorado. Assessorias de imprensa, por exemplo, são elegíveis para ter seu conteúdo elencado. Não o fazem por desconhecer as técnicas necessárias para tal.

Se observarmos com calma o Google News dos EUA, vamos nos deparar com inserções que têm todas as características de spam, de conteúdo de baixa relevância. Mas isso não caracteriza o agregador como incompetente, e, sim, sinaliza a agressividade com que os sites produtores de conteúdo jornalístico de qualidade avançam sobre as oportunidades de gerar tráfego de qualidade.

Conteúdo reproduzido com autorização expressa do site googlenewsrankingfactors.com [Webinsider]

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Klaus Junginger (@computerklaus) é jornalista especializado em SEO para redações de notícias e escreve regularmente em seu site sobre SEO para Jornalismo. Foi editor do Portal Imprensa e repórter do IDGNOW! e da ComputerWorld.

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