Parametrização de links para campanhas no GA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A parametrização de links é utilizada para determinar os parâmetros de campanhas de e-mail, de postagens nas redes sociais ou campanhas de mídia gráfica. É importante para organizar e padronizar os links trabalhados.

Use as etiquetas (labels) padrão do GA

O Google Analytics já preenche os relatórios de tráfego com etiquetas (labels) para mídia (medium) e origem (source). É relevante reutilizar ao máximo esses padrões para minimizar as possíveis confusões.

Mídia, por exemplo, possui quatro etiquetas padrões: referral (para sites de referência), organic (para busca orgânica), cpc (para busca paga) e (none) para tráfego direto.

Estes são os grandes acúmulos de tráfego e os canais de maior nível do marketing. É necessário criar novos canais para manter o mesmo alto nível e que não seja muito específico.

Por exemplo:

  • e-mail
  • social
  • banner (ou display, ou mídia gráfica)
  • print
  • direct mail (ou e-mail marketing ou newsletter)

Origem tem três tipos de labels por padrão, são eles: nomes de websites para referral, motores de busca e direct. Servem para descrever quem está vendo o conteúdo da sua campanha com labels de origem tais como:

  • newsletter
  • Facebook
  • parceiro.com (o site onde você colocou seu banner)
  • destaque-dia (o nome da publicação onde você fez propaganda)
  • doadores-lista (o nome da mailing list)

Vale lembrar que os labels por padrão também deixam muitos tagueamentos desnecessários. O caso do Adwords é o mais óbvio. Ligue o “auto-tagging” (tagueamento automático) e você terá automaticamente a mídia como “google” e a origem como “cpc”, junto com todas as outras dimensões do Adwords, incluindo o nome das campanhas.

Além disso, desde o 31/08/2011, é possível vincular várias contas do Adwords na mesma conta de Google Analytics, o que permite deixar tudo automatizado. Outros mecanismos de busca paga precisarão ser tagueados manualmente, mas você não precisa fazê-lo com sites de afiliação.

Crie seus labels respondendo perguntas

Criar labels para campanhas de conteúdo e termo fica mais fácil se você pensar neles como respostas a perguntas, do mesmo jeito que com mídia e origem.

  • Mídia = quais canais amplo de marketing você está usando?
  • Origem = quem está vendo seu conteúdo ou entregando visitantes?
  • Campanha = por que você está almejando essas origens e (opcionalmente) quando?
  • Conteúdo = quais esforços de marketing têm melhor desempenho?
  • Termo = quais palavras chave têm melhor desempenho?

O label campanha agrupa todos os outros. Pense sobre o motivo de você estar se dirigindo a esses públicos. Pode ser um lançamento de produto, um evento ou uma promoção. Você pode querer indicar a data ou momento do ano aqui também, porque campanhas, geralmente, acontecem durante algum período de tempo limitado.

Exemplos:

  • lancamento-produto-2011-setembro
  • campanha-doacao-2011-09-10
  • premiacao-verao-2011

Labels de conteúdo ajudam você a comparar o desempenho de diferentes links dentro de uma mesma origem, mídia ou campanha. Quais tipos de links possuem maior poder de persuasão e fazem com que mais pessoas cliquem neles? Cabeçalho ou rodapé do e-mail? Textos com alvos diferentes? Diferentes tipos de ofertas (frete grátis ou 20% de desconto)? Link texto ou link foto?

Termo é como um campo extra para informação de e-mail ou banner, que deve ser usado somente para os links patrocinados. O que você colocar com utm_term acabará no seu relatório de palavras chave!

Não misturar e combinar

Consistência é tudo. Se você está prestes a usar o e-mail como mídia, não o use também como origem. Não coloque datas ou informações sazonais em qualquer campo que lhe parecer conveniente. Escolha um (como o campo campanha) e grude nele. Se você precisa diversificar, considere adicioná-lo no mesmo campo, como esse exemplo para origens:

  • newsletter-doadores
  • newsletter-geral

Isso ainda atinge meu público-alvo; então acho que faz sentido incluí-lo no label origem ao invés de colocá-lo no label conteúdo simplesmente porque esse campo está disponível.

Ser consistente tem outros benefícios. Usar o mesmo label através de tags, no mesmo campo, permite analisar os dados com mais facilidade. No exemplo acima, posso procurar todas as origens para newsletter e ver como a newsletter se deu no global e comparar os dados dos dois grupos que a receberam.

Você também pode comparar a performance através de campanhas que tenham o mesmo objetivo, mas que foram efetuadas em momentos diferentes, buscando seus relatórios de campanhas via um label comum.

Documentar e compartilhar

Para melhores resultados, registre tudo numa planilha de campanha. Isso lhe ajudará a recordar como você tagueou campanhas anteriores e a manter descrições consistentes. É fundamental utilizar um guia para ortografia e pontuação quando mais de uma pessoa está criando tags. Salve a planilha num espaço compartilhado, como o Google Docs.

Outra vantagem de utilizar planilha é que a formula pode puxar todos os seus labels juntos em uma campanha parametrizada. Simplesmente coloque o utm_source em primeiro lugar.

Qual é sua abordagem em relação ao tagueamento de campanhas? Você desenvolveu um sistema que funcionou para você? Por favor, use os comentários abaixo para compartilhar.

Link para a ferramenta de parametrização de links (URL Builder) do Google Analytics.

Veja também o texto (em inglês) que inspirou este artigo.

Leia mais artigos do autor no blog: Inbound Marketing

[Webinsider]
…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eric Apesteguy (@EricApesteguy) é CEO e Co-fundador da Agência Digital Aotopo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Ótimo artigo Eric e muito útil. Muitos profissionais ainda não conhecem a parametrização de URLs e deixam de ter relatórios muito melhores por conta disso.

    Isso deveria ser assunto obrigatório nos treinamentos de novos profissionais que vão trabalhar com LP, display e outras estrategias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *