Vá além da gerência e seja um líder

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napoleon,bonaparte,napoleão Para ajudar a sua equipe a alcançar os resultados esperados com alta qualidade e boa motivação, você não pode ser apenas um bom gerente de projetos, precisa ser um verdadeiro líder.

Gerenciar projetos não é o mesmo que liderar pessoas. Para quem ainda não considerou a diferença, expliquemos: o foco do gerenciamento de projetos são os RESULTADOS do projeto, enquanto o foco da liderança são as PESSOAS. A história está cheia de grandes líderes que obtiveram sucesso não apenas por seus projetos, mas pelo tratamento diferenciado de seus subordinados.

Napoleão não hesitava em distribuir honras a seus soldados sempre que eram bem sucedidos em uma batalha. Quando fugiu de Elba para tentar invadir a França, agora novamente governada pela monarquia, ficou frente a frente com o batalhão mandado para matá-lo em Lyon. Com as baionetas apontadas para ele, o líder caído disse: “Se algum de vocês pretende mesmo atirar no seu Imperador, que atire agora mesmo!” – então, todos os homens abaixaram as baionetas e passaram a saudá-lo com grande alegria.

O bom líder motiva sua equipe para haver a sintonia entre os ideais. Mostra-se um bom comandante e um líder generoso nas batalhas. Napoleão levava seus homens a acreditarem que ele também seria um bom líder para toda a Europa e, por isso, eles eram fiéis à sua causa de conquista.

Um líder não nasce da noite para o dia, mas aí vão alguns requisitos que o gerente de projetos deve preencher para ser um líder capaz de motivar a equipe e conquistar sua lealdade:

Postura

O gerente deve personificar a mesma atitude que deseja da equipe, deve ter a mesma postura e conquistar respeito. Se quiser que a equipe não apenas faça seu trabalho com competência, mas inove, supere as expectativas, é exatamente isso que o gerente precisa fazer em suas próprias atribuições. Além disso, deve adotar a atitude de membro integrante da equipe e não de alguém acima dos outros.

Transmitir bem os objetivos de cada projeto

Cada membro da equipe precisa conhecer a importância do novo projeto, entender a necessidade do seu esforço e saber que impacto os resultados e benefícios esperados terão em sua própria vida e/ou na sua comunidade – sejam estes na sociedade ou na empresa.

Saber valorizar a equipe

Para a equipe ver o gerente como um membro integrante dela, é necessário todos partilharem dos mesmos benefícios, ainda que sua proporção seja determinada pelo grau de participação e esforço dentro do projeto – ou seja, quem se destaca ou vai além de suas atribuições merece uma recompensa maior, não importa qual seja seu cargo ou posição na hierarquia da equipe. Quando apenas o líder é recompensado ou reconhecido por um projeto de sucesso, perde o respeito da equipe, pois deixa de ser considerado um igual para ser visto como alguém privilegiado – muitas vezes injustamente.

Saber lidar com pessoas diferentes

O gerente precisa lidar com vários tipos de personalidades, dos otimistas aos pessimistas, dos determinados aos céticos. O gerente muitas vezes precisa resolver não somente problemas do projeto, mas também problemas de relacionamento entre os membros. Distribuir os membros da equipe não só de acordo com seu perfil profissional, mas levando em conta as afinidades, em certos casos é essencial.

Em determinadas ocasiões, é possível que o líder tenha até mesmo que lidar com os problemas pessoais dos integrantes da equipe, pois o estado de espírito e a saúde de cada pecinha são fundamentais para o bom andamento das engrenagens de um projeto. Talvez esse seja um dos requisitos mais difíceis de serem alcançados, pois o gerente precisa se importar genuinamente com as pessoas com quem trabalha.

Conclusão

O gerente que consegue preencher esses requisitos não apenas conquista a lealdade de sua equipe, mas faz com que cada membro tome os objetivos do projeto ou da empresa para si, considerando-os seus próprios objetivos.

A partir do momento em que o líder é capaz de proporcionar esse tipo de motivação, então a vontade se reúne com a necessidade e cada membro da equipe passa a se sentir não compelido, mas autoestimulado (ou melhor, automotivado) a cumprir as metas.

Que tal deixar de apenas gerenciar para também liderar? [Webinsider]

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Catharina Pinheiro (@catharinapin) é tradutora, revisora e redatora. Informações completas aqui: catharinapin.tumblr.com/.

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6 respostas

  1. Informações muito Uteis e importante, é muito bom saber que muitas pessoas tem esse pensamento, e trabalham para mudar a situação e gerar informação, mas muitas corporações desejam alcançar metas e não visualizar os seus colaboradores como peça chave, para o sucesso do seu negocio.

  2. Pingback: Em tempos cada vez mais mecânicos, apaixone-se! | Webinsider
  3. Pingback: A arrogância gerencial pode atrapalhar o cumprimento das metas | Webinsider
  4. Marcelo e Pedro.

    Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora em responder aos comentários de vocês – tenho uma boa justificativa: incompetência do Gmail, que engoliu alguns emails meus no último mês.

    Além das qualificações profissionais, o bom líder deve também se preocupar com o desenvolvimento de qualidades pessoais – especialmente a capacidade de relacionamento interpessoal. Contudo, é importante lembrar que o requisito principal é: amor pelo que se faz e inspiração. Tendo isso, o esforço vem naturalmente.

    Sucesso para vocês e muito obrigada pelos comentários!

  5. Muito Agradecido pelas informações!

    Acredito que o conhecimento sobre comportamento humano faz diferença na liderança de pessoas na condução de um trabalho em equipe.

    E que o desenvolvimento do autoconhecimento do próprio Líder em muito contribuirá a superação dos desafios dos projetos e os resultados do time.

    Veja o que diz o Head Trainer Layr Malta, que escreve sobre superação pessoal e profissional sobre o exercício da Liderança e o autoconhecimento:

    http://www.trainingleader.com.br/artigos_sobre_superacao_pessoal_e_superacao_profissional_lideranca_leader_training_head_trainer_layr_malta.asp

    Desejos de PLENO ÊXITO!!

    Pedro Mizcci Majeau
    Especialista em Prospecção de Clientes e Captação de Alunos

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