LinkedIn: tenha postura para ter resultados

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Todos os dias, diversos membros do LinkedIn procuram entender como otimizar a sua presença nesta plataforma. Tentam “agitar as águas virtuais” para aumentar sua notoriedade, seus contatos profissionais, entre outros. Neste exercício, cometem-se erros ou atividades incorretas, que podem penalizar a sua imagem.

Neste artigo, foram identificados seis erros a evitar quando utilizamos o LinkedIn.

alvo1. Não ter um propósito ou não entender porque estamos no LinkedIn

Parece ser uma pergunta demasiado existencial! Há inúmeras razões para estar no LinkedIn e podemos ter várias. Ao meu ver, os principais propósitos estão associados ao reforço das relações profissionais e o desenvolvimento da marca pessoal. Para isso, é preciso compreender os objetivos e orientar as ações para fazer cumprir estes propósitos.

Ações indicadas:

a. Anote as três principais razões pelas quais está no LinkedIn.

b. Determine quais ações precisam ser apoiadas para cada um dos propósitos.

2. Não participar

Há quase 90 milhões de pessoas no LinkedIn e a maioria não é “ativa”! Diria: 80% do tráfego no LinkedIn é gerado por 20% dos utilizadores. Sem compreender o seu propósito não é possível saber quais as ações a serem tomadas para produzir um resultado positivo.

Recebo muitas vezes e-mails do tipo: “Pedro, perco muito tempo no LinkedIn, mas não faço nada!”. Na maioria das vezes o sucesso no LinkedIn é construído a longo prazo. O processo de relacionamento com outros utilizadores demora tempo. NÃO TENTE VENDER À PRIMEIRA MENSAGEM! A paciência é importante para continuar a participar mesmo quando os resultados demoram.

Não há garantias de que os seus esforços produzam resultados, mas se não participar de forma consistente, garanto-lhe: não vai encontrar sucesso.

Ações indicadas:

a. Comprometa-se a tomar medidas semanais – domingos à noite são excelentes para este processo!

b. Agende essas atividades.

c. Coloque-as no seu Placard ou outro local (ipad, celular, agenda…).

3. Primeiras Impressões

No LinkedIn, as pessoas querem conhecê-lo porque participa de grupos comuns, porque possui conhecimento e competências importantes ou por outras razões. As pessoas querem visualizar o seu perfil e ter uma compreensão clara de quem é e de que forma é possível reforçar a sua rede de contatos.

Queremos causar uma boa 1ª impressão!

Se não fornecer informações suficientes para que possam encaixar essas duas peças, então fica difícil causar essa boa impressão.

É importante ter um perfil detalhado, com foto profissional e links para os seus projetos. Com o grande número de usuários, é difícil alguém chegar diretamente ao seu perfil, portanto, perder esse contato por simplesmente não fornecer informações suficientes é algo contraproducente.

Ações indicadas:

a. Analisar perfis de outros profissionais.

b. Dedicar algum tempo por mês para aperfeiçoar o perfil.

c. Personalizar o seu perfil, adicionar palavras-chave, personalizar a sua URL pública…

d. Interagir.

4. Não compartilhar informações ou não gerar valor

A maneira mais rápida de gerar boa vontade é gerar valor para os outros. Não é difícil! A simples atividade de responder a uma mensagem ou a uma solicitação de introdução, oferecer respostas na seção especial do LinkedIn ou nas discussões dos grupos já é eficiente.

As formas são muito variadas. Todas as suas ações agregam – ou não – valor à sua marca online. Participe de forma consistente e irá compreender: o seu perfil LinkedIn vai aumentar a sua visibilidade e as pessoas vão começar a interagir.

Ações indicadas:

a. Encontre pelo menos dois contatos para interagir por semana.

b. Responda pelo menos a três perguntas por semana.

c. Identifique aqueles que merecem uma recomendação!

5. Falta de credibilidade

Como podemos reforçar a credibilidade no LinkedIn:

  • Perfil – as primeiras impressões!
  • Respostas – uma ótima maneira de demonstrar o seu conhecimento e experiência. Sempre que responder a uma pergunta, todos os seus contatos diretos são também informados disso.
  • Recomendações – não há nada melhor do que receber recomendações de colegas, clientes ou parceiros de negócio.
  • Contatos – muito se discutiu sobre o fator quantidade x qualidade de contatos no LinkedIn.
  • Grupos – uma boa maneira de nos associarmos a outros profissionais. Normalmente, será este denominador comum que nos ajudará a aumentar a nossa rede.
  • Criar Valor!

Ações indicadas:

a. Responder a pelo menos três perguntas por semana nas suas áreas de interesse.

b. Procure obter cinco recomendações para reforçar o seu posicionamento na rede.

c. Aumente a sua base de contatos.

d. Encontre 50 grupos relevantes (10/20 grupos: áreas de especialidade; 10 grupos: com base na área geográfica; 10 grupos: área de negócio; 10 grupos: interesses pessoais) e PARTICIPE.

e. Procure todas as oportunidades para ajudar os outros.

6. Falhas na comunicação

Muitos profissionais inundam os grupos e as caixas de correio dos seus contatos com informação irrelevante ou imprópria para esses espaços. Cada grupo tem as suas regras para lançamento de discussões, partilha de informação promocional ou empregos.

Tenha um cuidado especial para que outros membros não o considerem spammer e o eliminem das suas redes de contatos. A estratégia de comunicação deve ser ponderada para incluir conteúdo pertinente para a sua rede e não apenas os serviços da sua empresa. QUEREMOS CRIAR RELAÇÕES DURADOURAS!

Ações indicadas:

a. Conheça as regras de cada grupo LinkedIn.

b. Compartilhe conteúdo relativo à sua área de negócio; área de especialidade, área de interesse, área geográfica…

c. Tenha bom senso. [Webinsider]

Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.

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