Blogueiros inteligentes que vivem do que tecem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

As ações e o engajamento gerados pela galera da blogosfera são de dar inveja na grande maioria dos planners de grandes agências.

Existem blogueiras e blogueiros ganhando a vida através da qualificação de conteúdo e da usabilidade, com salários superiores aos de muitos diretores do marketing.

Basicamente os blogueiros vivem de relacionamento, é relacionamento.

Trabalhando muitas vezes sozinhos e em casa, conquistam milhares de leitores e seguidores, o que pode garantir uma boa renda com programas de afiliados, anúncios do Google Adsense, entre outras publicidades. No entanto, para conquistar esse público é preciso certo conhecimento e dedicação para manter o sucesso dos canais.

Dentre os que tive o prazer de conhecer e acompanhar o êxito do trabalho, posso citar Maurício Zane (@mauriciozane), que atua há mais de quatro anos como blogueiro profissional. Zane administra mais de 50 sites monetizados via programa de afiliados e especialmente Google Adsense. É diretor executivo da CSSMix, agência web especializada em front-end. Já trabalhou com empresas como Unilever, Positivo, Ambev, O Boticário e Extra. Atualmente trabalha com estratégia de novos nichos e SEO (Search Engineer Optimization).

Um grande exemplo de blogueira, a qual recomendo acompanhar o trabalho, é Liange Angeli (@LiangeAngeli), que do interior do Rio Grande do Sul ganhou o Brasil e vive do seu blog.

Liange já vendeu um dos seus blogs por cifras suficientes para aquisição de um apartamento e hoje faz acontecer no (Muitochique.com). O blog é voltado para um nicho específico, o público feminino, atraindo principalmente mulheres vaidosas e interessadas neste universo. Com um ano de interatividade, o blog já traz o mesmo rendimento do que foi vendido e evolui através dos conteúdos qualificados que levam à conversão.

O Twitter da blogueira tem quase 15 mil seguidores e sua popularidade só faz aumentar diante da dedicação e estratégias inteligentes que emprega nas suas redes de relacionamento.

Além do Zane e da Liange, cito também Edney Souza (@interney), vice-presidente da Boo-box, um dos precursores de blogs que geram remuneração no Brasil. Estes profissionais são espelhos, bons exemplos de sucesso, de quem ganha dinheiro se divertindo, fazendo o que gosta e são conhecedores das estratégias que trazem lucratividade para quem quer apostar em negócios na internet.

Quando falo em estratégias me refiro a algumas práticas, no mínimo, essenciais para atrair e conquistar público e gerar conversão. Gerar conversão é reverter o acesso também em cliques e vendas. Para isso o importante é empregar corretamente as técnicas de SEO (Search Engineer Optimization) e usabilidade para trazer tráfego suficiente para vender os seus produtos e lucrar.

Através destas técnicas você pode elevar a classificação do seu blog nos buscadores como o Google, para utilizar as buscas dos usuários como forma de obter audiência e promover o consumo de conteúdo e gerar a conversão.

Além disso, é importante trabalhar para conseguir um bom número de links relevantes apontando para o seu blog, o que você pode adquirir publicando artigos relacionados com o tema do seu blog em diferentes diretórios de artigos e também em outros blogs, reforçando relações e criando parcerias com outros blogueiros.

A vantagem de trabalhar em casa é isso, você se diverte e quando falta luz você ainda está pertinho do sofá, da sacada e até mesmo da cama. O trabalho pode ter a trilha sonora preferida, a pausa para o café é na hora que der vontade e interatividade com o seu “cliente” consumidor de conteúdo e produtos é mais íntima e descontraída.

A vida profissional de um blogueiro pode ser a sua vida social e até mesmo familiar, pois os relacionamentos conquistados não tem grau limitado para o envolvimento. Por esta e outras razões os blogueiros ganham cada vez mais a credibilidade e fidelização dos seus públicos. [Webinsider]

Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Muito legal os casos de sucesso. O site de moda e beleza Muitochique é bem legal.

    Isso tudo mostra que não devemos desistir e trabalhar bastante! O resultado aparece, porém o caminho é árduo!

  2. É exatamente isso. Viver de um blog é MUITO bom, mas tem seu preço (não se enganem). E não pagamos com o dinheiro, e sim com a vida. Com a dedicação e o compromisso a milhares de pessoas, e não unicamente a um ou dois chefes. Produzir conteúdo é uma responsabilidade enorme, principalmente porque você tem que prezar pela qualidade do conteúdo que você está gerando. Você pode estar sendo responsável por uma nova forma de pensar e realizar atividades, pode otimizar tudo, pode mudar a metodologia de trabalho e de vida de alguém, mas também tem que viver sob a responsábilidade de possivelmente confundir alguém, pois ninguém é infalível.

    O segredo é trabalhar muuuito, porque o trabalho engrandece, mas tão importante quanto é continuar estudando. O estudo abre o horizonte para que você chegue até lá através do trabalho. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *