Crie estratégias com tecnologia e colaboração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No mercado global, empresas, clientes e funcionários estão publicando e consumindo imensas quantidades de informações. De acordo com o IDC, em 2020 o “Universo Digital”, todos os dados criados por consumidores e empresas no planeta, será 44 vezes maior em relação ao ano de 2009.

As pessoas que descobrem, compartilham e aumentam o valor da informação colocam suas empresas à frente da concorrência. Tal informação tem o poder para acelerar a inovação, levar produtos para o mercado mais rapidamente e permitir que empregadores colaborem e compartilhem informação onde e quando eles precisarem.

Esse cenário emergente e descentralizado de negócios pede colaboração. Em uma era de expectativas instantâneas, colaboração significativa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. De fato, as empresas cada vez mais consideram a colaboração essencial para seu sucesso, de acordo com uma recente pesquisa global realizada pela Avanade. Mais de 80% dos entrevistados para a pesquisa concordaram: a colaboração por toda a empresa é mais importante do que a especialização do indivíduo para o sucesso.

Na mesma pesquisa, 75% das empresas esperam a ampliação do uso de ferramentas de colaboração no próximo ano. A atual realidade dos negócios requer que as empresas mudem radicalmente a forma como elas operam em escala global. Ferramentas de comunicação e colaboração permitem às empresas colaborar e compartilhar informações de maneira mais rápida e melhor, ao mesmo tempo reduzir custos.

Os principais benefícios incluem:

Custos mais baixos

O foco de muitas organizações na colaboração decorre da percepção dos benefícios de custo e eficiência. Algumas empresas têm sido capazes de reduzir as despesas com viagens em até 25%, dependendo de quanto apoio a equipe virtual e a infraestrutura de teleconferência proporcionam.

Maior produtividade

As empresas também relatam aumento na produtividade. A busca pela informação necessária pode custar tempo e dinheiro. Um estudo de 2009 do IDC estima que o custo médio associado à busca dos funcionários pela informação necessária para o trabalho chega a US$3.300 por funcionário anualmente. Com base nesse estudo, as empresas notam um retorno do investimento com o uso de ferramentas de colaboração ao invés de pagar uma pessoa para gastar mais tempo caçando informações e resolvendo problemas.

Flexibilidade

Em tempos de economia difícil e quando a concorrência aumenta, uma infraestrutura flexível de TI economiza dinheiro. Essa infraestrutura deve, sob demanda, expandir-se e contrair-se para acomodar as novas necessidades de negócios.

Menor tempo para o lançamento de produtos no mercado

As empresas de produtos podem se beneficiar da tecnologia de colaboração ao reduzir os ciclos de desenvolvimento de produtos. Quanto mais rápido a empresa conseguir levar o produto ao mercado, mais tempo ele poderá ser vendido com a marca da empresa e isso aumenta a receita.

Retenção de funcionários

Promover um ambiente corporativo colaborativo reforça e amplifica comportamentos que melhoram a moral dos funcionários. Um ambiente colaborativo cria lideranças e oportunidades de carreira ao ajudar os funcionários a trabalharem melhor juntos. E, finalmente, pode ter um impacto positivo como um todo.

Uma maneira de conquistar isso é a criação de um diretório de pessoas bem informadas capazes de habilitar indivíduos a compartilharem suas experiências. Isso aumentaria a “inteligência coletiva” e ajudaria a conectar aqueles que precisam saber com aqueles que sabem. Pense nisso como uma rede social corporativa.

Ao mesmo tempo em que existem benefícios reais com a maior colaboração, os executivos também reconhecem alguns desafios específicos. Antes das empresas considerarem a colaboração com uma solução para cumprir objetivos de negócios, elas precisam compreender seu uso dentro do contexto das empresas.

Por quê? Porque a colaboração envolve pessoas e tecnologia. Entender tanto os aspectos técnicos quanto comportamentais permite às organizações identificar e atender estrategicamente seus pontos atualmente mais sensíveis. Também as ajuda a medir e afinar o resultado das soluções adotas.

O que não pode ser subestimado: o sucesso chega quando a organização considera as pessoas, o processo e os requisitos de tecnologia desde o começo. Uns se alimentam dos outros. Projetos com foco apenas na implantação do processo ou apenas na tecnologia, normalmente falham. Engajamentos de sucesso resultam de uma análise minuciosa de cada aspecto. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Olá Hamilton,

    Muito interessante esta matéria.
    Estou iniciando trabalho de conclusão de curso (Gestão do conhecimento) e gostaria de obter maiores informações sobre a pesquisa realizada pela Avanade, mencionada no 3º parágrafo.
    Onde posso consegui-las?

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *