Educação digital: o conhecimento além do clique

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Esta nova modalidade de ensino online já responde a 14,65% das matrículas na graduação. A flexibilidade, a economia do tempo e de dinheiro são alguns dos fatores que contribuem para esse crescimento.

Pessoas já formadas, em busca de aprimoramento e especialização na área de atuação profissional, também recorrem ao EAD para cursos de pós-graduação, MBAs e ensino modular.

E, em geral, os cursos digitais requerem muito mais determinação, disciplina e organização, pois é fácil se “desvirtuar” na web.

Ensino diferenciado

O professor do EAD também é diferenciado: deve ter competência na área e também conhecimento da tecnologia.

O sociólogo Marco Silva é cético quanto à qualidade do cenário atual do EAD no Brasil. Doutor em Comunicação, ele cita o descomprometimento dos alunos e a falta de preparo dos professores como alguns dos maiores problemas da modalidade.

Além de formar professores capacitados a interagir com os alunos, segundo Silva, é necessário desenvolver um desenho didático adequado ao EAD. “É preciso rever a maneira como o conteúdo vai chegar ao aluno. Este conteúdo deve ser capaz de atrair e de instigar e a docência deve ser capaz de aproximar.”

Esta nova forma de ensino induz e incentiva todas as classes sociais. A disciplina do aluno contribui para que a ambição de uma nova perspectiva de vida seja seu objetivo, sua meta para um maior enriquecimento tanto pessoal como profissional.

Entretanto, apesar de ser adepta desta nova modalidade, deixo aqui uma pergunta:

Até que ponto a máquina substituirá a mão do homem?

Sim, porque com a vinda da web a vida foi facilitada em todos os setores, mas eu pergunto: até que ponto?

Existe o namoro virtual, as amizades nas redes sociais, as compras virtuais e agora o estudo, que na verdade veio facilitar o acesso para a população estudantil dispersa geograficamente, nas zonas periféricas, mas e daqui a cinco anos ou dez anos? Será que ninguém mais estará face a face? Tudo será por meio da web?

A interação interpessoal também é importantíssima para o aprendizado e para a evolução do conhecimento, do debate.

Portanto, alcançar o equilíbrio é tão importante. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

<strong>Marcia Castro</strong> (mmc.39@hotmail.com) é profissional de turismo e professora.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. É primordial que haja uma educação digital, para que se possas enxergar além e fazer as coisas corretas no desenvolvimento de projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *