Indicadores são uma ótima ferramenta estratégica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A inteligência de mercado utiliza diversas ferramentas para transformar informação em estratégias inteligentes para a empresa.

Entre estas ferramentas, os indicadores têm especial importância, pois quando bem definidos e trabalhados, trazem um panorama da situação de forma precisa e de fácil entendimento para todos os envolvidos.

Como indicadores são acompanhados ao longo do tempo, temos sempre a visão da evolução e a tendência da situação, o que nos dá subsídios na escolha de caminhos.

A definição de um indicador deve levar em consideração se os valores acompanhados são mensuráveis, se a metodologia de coleta e analise é transparente, se pode ser padronizada e se as fontes são viáveis, não apresentando custo restritivo para o acompanhamento ao longo do tempo.

Outro fator a ser considerado é a interação dos gestores da empresa, dos envolvidos no processo de coleta e analise com a informação que o indicador representa. Para isto, a confiabilidade da informação, resumida pelo indicador, deve ser consenso entre os colaboradores.

Indicadores podem ser utilizados para o acompanhamento de uma situação, mas também servem de parâmetros para estabelecimento e acompanhamento de metas e analise de performance.

Por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, desenvolvido pela ONU, é um indicador não só de crescimento de um pais frente outro, mas também um comparativo entre países. Ajuda a estabelecer e acompanhar metas em um local determinado e suas relações com outras localidades.

Para obtermos um indicador que resuma informações e as torne úteis devemos nos apoiar em:

1. Fontes/coleta: obtenção dos dados de forma ágil, viável e dentro dos parâmetros de custo.

2. Análise: processo padronizado e executado dentro de prazos que atendam a demanda da empresa.

3. Divulgação: sistemática, com formatação adequada à cultura da empresa e no tempo necessário para a tomada de decisões.

Indicadores – apoio à gestão sustentável

Hoje, gestão sustentável não é mais um tema acadêmico e está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, seja por meio dos clientes – que com mais informações, são mais exigentes, seja para os investidores – preocupados com o longo prazo ou para obtenção de crédito – que necessita de transparência de gestão e estabilidade.

Para demonstrarmos que os mecanismos utilizados pela empresa são sustentáveis e podem ser acompanhados ao longo do tempo devemos desenvolver uma base de indicadores para dar transparência ao processo.

É por meio desta base de indicadores que poderemos demonstrar e acompanhar a evolução da empresa e o equilíbrio entre prosperidade econômica, qualidade ambiental e o desenvolvimento social.

Esta base de indicadores deve abranger as dimensões da sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental e deve estar alinhada aos desafios estratégicos da empresa, ao setor de atuação e as demandas da sociedade.

A comunicação do resultado dos indicadores deve estar em sintonia com os objetivos estratégicos, deve ser abrangente e especifica para cada publico envolvido no projeto. Ela exerce um papel fundamental no fortalecimento da imagem da empresa, de seus produtos e serviços, principalmente nesse momento em que os stakeholders exigem posturas mais transparentes e alinhadas com os preceitos da sustentabilidade.

Com a analise de indicadores, a gestão sustentável pode ser demonstrada e aprimorada, trabalhando para incorporá-la cada vez mais ao cotidiano das empresas, sempre com foco em resultado de negócios. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *