Você trabalha para pessoas e não para websites

Nova Escola de Marketing
28 de dezembro de 2011

É muito importante entender o porquê das coisas. Isso vai ajudar seu trabalho a ficar muito mais prático e ter uma taxa de acerto maior.

Na web, diferente de outros meios, o conteúdo é a parte mais importante. Não estou questionando se a informação é de qualidade ou não, mas não se pode negar que entregamos primeiro o conteúdo.

Essa informação pode ser em texto, um vídeo, uma imagem, um áudio, etc. Não podemos esquecer que esses dados precisam ser tratados tanto visualmente quanto em significado. É para isso que o CSS e o HTML, assim como os demais padrões, entram para realizar esse trabalho com os conteúdos que são disponibilizados.

O HTML foi desenvolvido para funcionar nos mais diferentes tipos de meios de acesso, que podem ser desde os sistemas de busca aos mais modernos smartphones, ou desktops, leitores de tela ou o seu browser.

Essa diversidade implica numa exigência de que o HTML seja interpretado por todos esses meios de acesso existentes. E ainda é preciso que ele seja simples para tornar possível reutilizar sua informação. Para isso, é importante lembrar que é necessário tratar a maioria das tags como nomes, não apenas como elementos, pois o HTML organiza a informação em nível de significado.

Enquanto o HTML é mais voltado para o conteúdo, o CSS organiza a informação em nível visual, para que entreguemos esse conteúdo de que estamos falando de forma mais amigável quando for interpretado nos diversos meios possíveis.

Para ajudar nesse trabalho, recomendo que você conheça muito bem a parte teórica. É muito importante entender o porquê das coisas. Isso vai ajudar seu trabalho a ficar muito mais prático e ter uma taxa de acerto maior. Em consequência, o retrabalho diminui e sua produtividade aumenta.

Mais do que garantir a qualidade da parte técnica do trabalho, a teoria vai trazer outras vantagens. Na perspectiva de negócio, entender a teoria é importantíssimo.

Pode ser o ponto crucial para conquistar um cliente ou convencer um que esteja um pouco mais reticente. Você consegue convencê-lo por um motivo muito simples: você conhece os porquês. E ele, mais do que ninguém, tem todo interesse em saber esses motivos, já que diz respeito ao investimento que será feito, e isso é mais importante para o cliente do que os últimos lançamentos do W3C.

Por todos esses motivos, faço a você uma sugestão. Quando você estiver estudando, pense bem no motivo de estar digitando cada código. Esse é um importante exercício de análise e observação sobre o seu trabalho.

Não estude simplesmente as técnicas de CSS, JQuery e HTML. Entenda porque você usa o seu tempo para digitar códigos limpos, semânticos, etc. Observe os motivos e procure entender por qual razão faz isso. No início pode parecer um pouco complicado, mas você vai perceber que não é.

Aproveito para dar uma dica para ajudar você: tudo surge de uma necessidade. Você coloca ALT nas imagens por algum motivo, esse motivo surgiu da necessidade de um grupo específico.

Esse exercício fará você entender muito mais o seu trabalho e ainda compreender melhor as novas tendências que vão surgindo. Seu conhecimento irá se expandir para além da técnica, pois você poderá entender o comportamento do mercado como um todo e quais razões o levam reagir da forma que reage.

Esse exercício ajuda você a ser um ser humano pensante e não apenas uma máquina que digita códigos. Uma atitude tão simples vai ajudar você a dar significado ao seu trabalho e a lembra que você trabalha para pessoas, e não para websites. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *