Desempenho = analytics + melhoria contínua

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não importa o tamanho de seu site ou quanto de pesquisa se faça em seu planejamento, a melhor forma de tomar uma decisão será sempre mensurar o comportamento do usuário tendo como base os dados concretos de acesso e navegação.

Durante todo o tempo que trabalhei com internet vi crescerem ideias erradas de como pessoas podem ter “feelings” do que o cliente precisa, conhecedoras e entendedoras de quem é o público alvo do cliente e o sobre o que ele faz na internet.

Sabe-se muito bem o custo e a importância da pesquisa neste processo e mesmo quando se tem em posse as melhores informações, ainda assim temos casos de projetos que não atingem as metas esperadas logo no início. É quando se dá o processo de maior importância na vida do projeto: o ciclo de melhoria contínua baseado nos indicadores de performance.

Já se vai mais de meio século, quando os japoneses tendo sua economia destroçada no pós guerra começaram a desenvolver uma metodologia que tinha como principal objetivo assegurar a qualidade dos produtos e serviços. Esta metodologia, conhecida como Kaizen, inspirou boa parte do conhecimento em gestão de qualidade das grandes organizações.

O diagrama abaixo representa de forma simplificada o ciclo PDCA.

pdca

Durante o processo de melhoria contínua de um website conseguimos definitivamente através de KPIs (indicadores-chave de performance) matematicamente mensurar a rejeição do conteúdo do site, o tempo de permanência, a origem do acesso, o caminho de conversão etc.

Desta forma conseguimos tomar decisões não baseados simplesmente em pesquisas anteriores ou mesmo impressões de especialistas mas em dados concretos sobre o usuário que está interagindo agora com o conteúdo.

Existem varias ferramentas de webanalytics no mercado, o Google disponibiliza de forma gratuita o Google Analytics.

Mas a estratégia de webanalytics nunca se restringirá a esta ferramenta.

Além de muita informação apurada diretamente com o cliente, uma das ferramentas de webanalytics mais importante é um velho conhecido dos profissionais de marketing, o teste A/B.

Muito utilizado na indústria para validar versões diferentes de um mesmo produto, na internet utilizamos o teste A/B para avaliar o comportamento do usuário enquanto interage com duas ou mais versões de uma página. O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para realizar este tipo de teste chamada Google WebSite Optimizer.

Quando se trata de marketing de desempenho, é essencial a utilização de webanalytics como uma ferramenta através da qual o profissional de marketing, aplicando a inteligência necessária, conseguirá atingir os objetivos que o seu cliente tanto precisa. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Tiago Flores Dias é especialista em marketing digital na agência Reweb e mantém o blog Otimização de sites.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Olá Tiago, Este post é um post que gostaria de ter lido antes de bater a cabeça na parede muitas vezes….

    Quando comecei com o trabahlo de web design sempre me preocupei com a estética do produto e não o desempenho real… Depois de ter lido muito sobre web analytics e usabilidade percebi aonde estava o pote de ouro… Estrategia, Alinhamento de KP’is, Análise de resultados, Geração de relatórios e Validação da campanha (Se énecessário refazer ou ajustar)

    Obrigado pelo post!
    Abraços, Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *