Propaganda na contramão da crise mundial

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Mesmo em um momento onde todo o mundo financeiro fala em recessão e crise, o mercado publicitário digital vem se desenvolvendo nos últimos anos acima da média geral do crescimento das economias.

A situação econômica atual parece ser uma realidade muito distante do meio publicitário de maneira geral, ainda mais quando se trata da área digital.

Esse cenário positivo se comprova através do comunicado emitido pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) relatando os números do mercado publicitário digital americano referente ao primeiro semestre de 2011.

O faturamento da publicidade na internet nos EUA cresceu 23,2% se comparado a igual período do ano passado e alcançou o recorde de faturamento de US$ 14,9 bilhões, somente neste primeiro semestre.

Em se tratando dos números relacionados ao crescimento da mídia display naquele mercado, notamos um desenvolvimento acima da média, que alcançou 27,1% de aumento o que refletiu num faturamento de US$ 5,5 bilhões.

De acordo com um estudo conduzido pela Forrester Consulting, a compra de mídia display transacionada através das AdExchanges vai praticamente dobrar entre 2010 e 2011 e se observarmos o que é comprado em RTB – Real Time Bidding, mais uma vez esse crescimento se mostra bem acima da média, alcançado cerca de 133%.

Crescimento na venda de banners nos Estados Unidos, de 2010 para 2011, considerando RTB, a compra de mídia em tempo real

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Mas porque esse segmento tem crescido de maneira tão vertiginosa?

A primeira questão é porque ela é uma indústria recente, natural então que tenhamos um alto crescimento nos primeiros anos de vida. A segunda questão esta relacionada à eficácia do modelo de compra de mídia em Tempo Real (RTB). O crescimento jamais seria sustentado se o modelo não fosse eficiente e mostrasse resultados.

Na Europa e Estados Unidos a compra de mídia em Tempo Real vem ganhando cada vez mais espaço. No início as primeiras campanhas eram focadas em geração de vendas ou leads, pois normalmente o varejo é sempre o primeiro a testar novas possibilidades e tecnologias que lhes permitam vender mais e por um custo cada vez menor.

Os resultados alcançados pelo modelo se mostram eficazes e o custo por venda ou lead gerado tem se mostrado abaixo da média do mercado de display tradicional.

Isso se dá pela própria natureza do modelo, que permite encontrar os usuários qualificados e pagar por eles um preço quase “científico”, pois o preço é dado através de diversas variáveis que podem ou não trabalhar juntas no momento de efetuar a compra em Tempo Real, entre elas: nível de interesse do usuário por seu produto ou serviço, perfil demográfico, geolocalização, recência do abandono do carrinho de compras ou formulário de cadastro (caso seja um usuário de retargeting), produto(s) de interesse, recência desde a última compra, último produto comprado, entre outras.

Nenhum outro modelo conseguiu levar em consideração tais fatores antes de efetuar a compra de um usuário quando este navegava na internet e ainda ter a capacidade de entregar uma peça publicitária relacionada com seu perfil e interesse.

Para os anunciantes que querem ao mesmo tempo alcançar seu público alvo e estreitar relações com seus consumidores neste tipo de campanha, é possível identificar os usuários mais qualificados possíveis para aumentar o alcance da campanha.

E para aqueles que já possuem um relacionamento com a marca, mantê-los sempre em contato, com um custo mais baixo do que o modelo tradicional, melhorando assim os índices de desempenho e custo relacionados a alcance, frequência, engajamento, etc. [Webinsider]

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Fabrizio Bruzetti é Managing Director da Digilant.

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