O planejamento de mídia e as tendências para 2012

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Começo de ano é sempre marcado por artigos sobre tendências. No ano passado lembro de ter lido mais de dez – uns bons, outros viajantes. Nas minhas aulas eu sempre falo que é preciso tomar muito cuidado com as percepções sobre tendências e os teóricos de plantão, aqueles adoram matar tudo para gerar polêmica. Afinal, polêmica vende, certo?

Quem esteve no Social Media Week de São Paulo, em fevereiro do ano passado (2011), viu a discussão em torno de um dos assuntos mais comentados do ano: o Facebook iria matar o Orkut no Brasil. Até estudo de uma renomada agência de publicidade offline (reparem bem na palavra offline) apresentou um estudo cravando que isso aconteceria no fim de 2011. Aconteceu?

Posso estar com os dados desatualizados, mas até onde eu sei o Facebook não passou dos 25 milhões de pessoas cadastradas no Brasil, enquanto o Orkut ainda reina com mais de 45 milhões – tudo bem que nem todos os estudos dão 100% certo, mas essa foi uma enorme viagem.

É certo que as pessoas passam mais tempo no Facebook que no Orkut, que estão migrando de uma plataforma para a outra e até há o movimento das classes CDE vindo em peso para a rede de Mark Zuckberg, mas vamos com calma quando duas plataformas similares apresentam números tão distantes. Eu tenho certeza que o Facebook vai ser a rede social do Brasil em breve, vai tomar o lugar do Orkut, porém acredito que isso possa ocorrer na metade de 2013, mas trata-se de outro forte “achismo”!

Outra percepção com relação ao Facebook era de que todos os sites morreriam, pois as empresas migrariam seus sites para o Facebook. Papo furado! Quero ver uma empresa ter a coragem de fazer isso agora. Não há muitos loucos para fazer isso, pois o site vai perder audiência. Nem todo mundo está no Facebook e, além disso, em milhares de empresas as redes são bloqueadas. Ou seja, se é tão difícil conquistar audiência na web, o que dirá usar uma ferramenta para diminuí-la?

Vale lembrar que o horário nobre da internet vai das 9h às 20h, de segunda a sexta, “coincidentemente” no famoso “horário comercial”. Alguém pode me dizer que a Agência África fez essa migração. De cara eu digo: fez e bem feito! Mas vamos analisar qual o objetivo de um site de uma agência de publicidade? Vender sua criatividade, cases, pessoas. Agências de pequena e médio porte precisam disso para vender seus serviços a prospects. A África tem Nizan Guanaes. Ponto.

Outra que vi era que as redes sociais iriam matar os buscadores, pois as pessoas ficam mais tempo nas redes do que nos buscadores. Em resumo, o Facebook ou Orkut vão matar o Google e Bing/Yahoo! Ok, podem rir um pouco mais. Quem disse isso foi tão convincente que vários veículos de comunicação foram na onda e mais uma vez eu digo para tomar cuidado.

Tendências são essenciais para o trabalho de planejamento; análises e estudos podem ser um fator competitivo para a sua marca. Mas pare, pense, repense e depois proponha uma ação ao seu cliente baseada em uma tendência forte. Para não virar piada como as que contei acima. [Webinsider]

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Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

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