Como definir um influenciador nas mídias sociais?

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A dúvida é recorrente: como definir quem é um influenciador nas mídias sociais? Alguém ou alguma empresa com milhões de seguidores, mas que não posta mensagens frequentemente e cujos textos não reverberam? Ou alguém seguido por algumas dezenas de pessoas, mas cujas mensagens são amplificadas pelos outros?

Não existe uma regra para dizer quem é um influenciador nas mídias sociais. Isso porque esse é um conceito em construção, cujos parâmetros podem variar.

Em linhas gerais, um influenciador é aquele que transmite uma mensagem e essa tem um impacto nas ideias e práticas de outras pessoas. É alguém que passa informações, insights e opiniões, levados em consideração por quem recebe aquele conteúdo.

Em meio às mensagens publicadas nas mídias sociais diariamente, é uma voz que se destaca.

Alguns especialistas estabelecem diferentes escalas de influenciadores. O perfil no Twitter de uma revista de grande circulação, por exemplo, pode ser considerado um influenciador porque tem uma enorme audiência. Por outro lado, o perfil de uma pessoa com menos seguidores, mas que posta mensagens denunciando o preconceito contra alguma minoria, também pode ter um impacto relevante. Não importa o tamanho da sua comunidade, nas mídias sociais a voz de todos pode ecoar e influenciar diferentes comportamentos – seja uma decisão de compra, seja uma opinião sobre um tema político.

Modelo de influência

Pesquisando sobre o assunto, encontrei um modelo simplificado para explicar influência nas mídias sociais. Ele foi traçado por Michael Wu, do Lithium. Não é um modelo teórico definitivo, mas traz princípios fundamentais sobre influência em qualquer mídia social. Além de ajudar empresas que desejam influenciar no mundo digital e buscam sucesso nas campanhas projetadas, ele permite entender por que a opinião de alguém pode se tornar prejudicial – ou não – para uma marca.

Segundo Wu, o poder de influenciar depende de dois fatores:

  • Credibilidade. A expertise do influenciador em um determinado domínio do conhecimento.
  • Bandwidth. A habilidade do influenciador de transmitir seu conhecimento por meio de um canal de mídia social.

Wu lembra que ninguém pode ser um influenciador em todos os domínios do conhecimento, muito menos ser ativo em todas as mídias sociais.

Já a probabilidade de alguém ser influenciado, de acordo com Wu, depende de quatro pontos específicos:

a) Relevância (a informação correta): se as informações fornecidas não forem relevantes, elas serão consideradas spam pelo público-alvo e ignoradas;

b) Timing (o tempo certo): a habilidade do influenciador de entregar seu conhecimento ao público no momento em que as pessoas precisam daquilo. Fora dessa janela de tempo, a mesma mensagem será considerada um spam e ignorada;

c) Alinhamento (no lugar certo): se o público-alvo do influenciador está num canal de mídia social diferente, então a informação vai demorar muito para chegar (ou nunca chegará) a ele;

d) Confiança (a pessoa certa):o público-alvo precisa confiar no influenciador. Sem confiança, qualquer informação será rebaixada pelo alvo. Note que confiança é a base da amizade. E as pessoas tomam decisões a partir de opiniões de amigos em que confiam.

Mais do que focar no influenciador, Wu dá destaque para as pessoas influenciadas e o papel delas nesse processo. Pode parecer básico, mas alguém só influencia se tiver alguém para influenciar.

Ferramentas

A importância de quem é influenciado ganha destaque em ferramentas que ajudam a conhecer influenciadores. Dois exemplos são o Twitalyzer e o Klout.

O Twitalyzer – que no ano passado apresentou o humorista Rafinha Bastos como a pessoa mais influente do Twitter no mundo – possui um Index de Influência. Esse Index não apenas considera quantos seguidores uma pessoa tem, como também com qual frequência ela tuíta e quanto de impacto esses tweets têm por meio dos retweets.

O Twitalyzer conta o número de vezes que o nome de alguém no microblog é mencionado pelos outros usuários, avaliando assim, quão envolvido alguém está numa conversa. Em outras palavras, a ferramenta mede quanto alguém está afetando uma conversa.

Já o Klout possui o índice Klout Score, uma representação de influência e da habilidade de alguém fazer outra pessoa agir nas mídias sociais. O índice vai de 0 à 100. Para chegar à nota, são usadas três variáveis:

  1. True Reach (Alcance Verdadeiro);
  2. Amplification probablity (Probabilidade de amplificação);
  3. Network Influence (Influência na rede). Quem tem Klout Score igual ou maior que 40 pode ser considerado influente.

Algumas empresas preferem adotar critérios mais subjetivos para definir quem são influenciadores. Elas focam apenas em números. Se uma pessoa tem pelo menos mil seguidores no Twitter ou mil amigos no Facebook, ela já é considerada influenciadora.

Quem usa uma plataforma de monitoramento como o Scup encontra na aba Relacionamento quais pessoas mais falam sobre a sua marca. A partir desses dados, é possível criar alguns critérios de influência.

Por exemplo, das cinco pessoas que mais falaram da sua empresa, qual foi a porcentagem de menções positivas, negativas ou neutras de cada uma? Essas pessoas influenciaram positiva ou negativamente sua marca? É possível também fazer uma média do número de seguidores daqueles que mais falaram da sua marca para saber o alcance das mensagens.

E para você, quem é um influenciador nas mídias sociais? Na sua empresa, quais critérios são usados para definir um influenciador? Deixe seu comentário! [Webinsider]

Eliseu Barreira Junior é community manager do Scup. Mantém o Blog do Scup.

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Uma resposta

  1. Boa noite. Estou fazendo uma pesquisa, de fins acadêmicos, sobre influenciadores digitais. Vi que nesse artigo você cita o pesquisador Michael Wu e uma “teoria”/modelo criado por ele. Gostaria de saber se você retirou esses conceitos de Michael Wu de algum livro dele. Se sim, poderia me passar o nome do livro? Obrigada! 🙂

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