Controle da mídia, MegaUpload, SOPA, PIPA, Anonymous…

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A prisão dos fundadores do site MegaUpload foi um aviso dos controladores da mídia para quem ameaça os tirar do poder. Estamos vivendo o que pode vir a ser a 1ª Cyberguerra Mundial.

Na transição anterior de veículo de mídia de massa – do jornal impresso e rádio para a TV, cinema e revistas – as mesmas pessoas, famílias ou grupos mantiveram o poder; grupos novos surgiram, cresceram lentamente e puderam ser melhor absorvidos pelo ecossistema dos grandes.

Na transição em que estamos atualmente, de TV e revistas para internet, está havendo um rompimento: os novos poderosos são grandes – Google, Facebook, The Pirate Bay, Wikipédia, MegaUpload – e não gostam dos antigos donos do poder.

Até este momento a internet tirou muito poder dos grandes controladores da mídia, eles tentaram retomar o controle com os projetos de lei SOPA e PIPA, mas dessa vez a opinião pública não ficou passiva e a votação dos projetos enfrenta resistência inclusive da Casa Branca.

Os poderosos resolveram então responder usando as armas que têm com a máxima intensidade possível: os EUA mandaram prender e confiscar os bens dos fundadores do MegaUpload na Nova Zelândia, mesmo sem uma acusação formal da justiça neo-zelandesa.

O grupo Anonymous respondeu com o maior cyberataque já feito, derrubando inúmeros sites, inclusive o do estúdio Universal e do FBI.

Estamos vivendo um momento histórico, sem que nenhuma empresa bélica enriqueça às custas dos nossos mortos. Isso é revolução.
@talitaribeiro

É importante salientar que estes ataques do Anonymous a websites não necessariamente expõem dados sigilosos de cidadãos ou empresas. Um ataque de DDoS é uma sobrecarga a um servidor, tecnicamente similar a 1 milhão de pessoas acessando o site ao mesmo tempo; o servidor não suporta tantas requisições e trava. Sabe quando cinco pessoas te perguntam coisas ao mesmo tempo e você não consegue responder nenhuma? É isso.

Os controladores da mídia estão retaliando os novos poderosos e estes estão respondendo. Dessa vez nós podemos agir ativamente, de um lado ou outro.

Pelo bem da humanidade, saia do meio-termo, você não precisa concordar 100%, pode colaborar com o lado que menos discorda. Escolha seu lado, o meu eu já escolhi.

Rupert Murdoch estava feliz com o MySpace e não tinha problemas com a sua própria pirataria até que falhou. Agora ele está reclamando que o Google é a maior fonte de pirataria no mundo – porque ele é ciumento. Ele quer manter o seu controle mental sobre as pessoas e claramente você consegue obter uma visão mais honesta das coisas na Wikipedia e no Google do que na Fox News.
The Pirate Bay, (K) 2012

Agora vá à ação, se informe nos conteúdos abaixo:

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Marco Gomes é fundador da boo-box; co-fundador do Mova Mais e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor, cristão, viajante, marido, ciclista e nerd. Mantém um blog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Concordo com o autor de que está havendo uma radicalização do processo. Mas o lado com que “menos discordo”, neste caso, é o dos que o autor chama de “controladores da mídia”. Não vejo com nenhuma simpatia a figura dos proprietários do megaupload. Para mim são parasitas que ganham dinheiro às custas do trabalho de muitos criadores que merecem remuneração pelo seu trabalho criativo. Não vem com essa de que são renovadores e tal, são tão gananciosos quanto os tais “controladores da mídia”, só que ainda por cima não agregam nenhum valor ao processo, só permitem a distribuição gratuita do trabalho alheio. Eu queria saber quem é que gostaria de ficar trabalhando de graça, vendo seu produto distribuido sem retornar um único tostão, enquanto um mandachuva ganha dinheiro com isso. Cadeia para esse povo! Já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *