A licença Creative Commons foi uma grande evolução

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No meio desse furacão que foi a web nos últimos dias, com apagões digitais e sites retirados do ar pelo FBI, acho interessante, tentar entender a licença Creative Commons, uma ferramenta poderosa para o compartilhamento de informações na web respeitando o direito autoral.

A licença Creative Commons é um projeto que propõe um modelo de gestão de direitos autorais com maior autonomia do autor e está presente em mais de 40 países. No Brasil, o projeto de Creative Commons é coordenado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Foi criado respeitando a legislação atual e possibilita maior agilidade na permissão de uso.

Com a licença CC os autores e criadores de conteúdo podem permitir o uso de seus trabalhos por parte da sociedade sem intermediários, de forma rápida, independente e principalmente, pontualmente, ou seja, definir a obra que será licenciada por CC. E isto se torna essencial com o aumento de produção de conteúdo. Sejam textos, vídeos, imagens, áudios, essas obras podem agora circular pela web respeitando o desejo de seu criador.

Mas, isso não significa que todo o material disponível na web possa ser copiado, observe sempre se a página tem a marca CC. E siga as recomendações. Há diversas formas de licença CC, como a licença completa que permite, por exemplo, a remixagem, a criação de novo conteúdo a partir do conteúdo original.

Agora se não há nenhuma indicação de CC, a obra não deve ser copiada, pois está sob licença de direito autoral e sua cópia sem autorização expressa do autor é uma infração à lei e você pode ser penalizado por isso.

Desde Novembro de 2011 o site Nautilos, está sob Licença Creative Commons (CC). Usamos a licença Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil. Isso significa: estamos dispostos a compartilhar nossa produção em todo território brasileiro, desde que nos seja dado o devido crédito, com link para a página do conteúdo. Também não pode ter aproveitamento comercial e o material deve ser compartilhado sob licença CC.

Bom, na prática o uso do CC funciona assim. Você acessa o site do Nautilos, vê um dos nossos produtos, digamos o texto “Navegador seguro é navegador atualizado” e quer compartilhar no seu site. Não é preciso nos pedir permissão, mas deve colocar nosso crédito, um link para nossa página e disponibilizar o mesmo conteúdo na licença CC.

Outro exemplo de uso foi feito nesta postagem sobre Creative Commons ou ainda na página que disponibilizamos um texto de Gilberto Gil, escrito quando ainda era Ministro da Cultura, publicado em licença Creative Commons. Leia Gilberto Gil e a Cultura Livre.

Quando visitar um site e pensar copiar um texto, imagem, infográfico verifique se tem a licença CC e não se esqueça de dar crédito e link para o site original da postagem, afinal, respeito é bom e todos gostam. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *