Search Plus Your World: o peso das redes sociais

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O Google lançou no início de janeiro o Search Plus Your World. A ideia é deixar as buscas um pouco mais “sociais”. Isso significa que o conteúdo publicado nas redes sociais ligadas à empresa de Larry Page, ganhará mais relevância nas pesquisas.

Você leu direito a última frase, certo? Apenas as redes sociais ligadas ao Google serão beneficiadas. Apesar de parecer um “monopólio das buscas” e de o Twitter achar que as “mudanças são ruins para as pessoas, editores, organizações noticiosas e usuários”, teremos que nos adaptar à nova realidade.

Assim, o conteúdo, principalmente o publicado no Google+ – com mais de 90 milhões de usuários no mundo, segundo a própria rede – deve ser trabalhado por produtores de conteúdo, analistas de social media e toda a galera do marketing digital com o maior cuidado possível.

Essa polêmica do maior peso sobre os sites do próprio Google deve trazer à tona acusações monopolistas. O Facebook, caso se sinta prejudicado, pode resolver construir seu próprio mecanismo de busca – já existem especulações sobre isso. A situação pode ficar feia.

Um grupo anônimo de engenheiros criou até uma ferramenta que pode “burlar” essas mudanças do Google. O “Focus on the user” pretende reformular as prioridades na busca e dar relevância para todas as redes sociais e não somente as do Google.

O SEO ainda vale?

Claro! Sabe aquelas “regrinhas” de Search Engine Optimization? Pois é, continue levando-as em consideração. Só para relembrar um pouco: coloque as palavras-chave de seu conteúdo no título e deixe-o chamativo; faça uma descrição que também contenha as palavras-chave; use imagens; etc.

NEO?

Porém, além de SEO, há outro fator que vai influenciar sua “posição social” no Google. É o Networking Engine Optimization, conhecido pela sigla NEO. A diferença é que com SEO você busca posição e com NEO visibilidade.

Para sua publicação aparecer você deve levar em consideração alguns fatores. O primeiro deles é a afinidade com seus fãs e seguidores. Para conseguir “se dar bem” com o usuário, você precisa curtir – no caso do Google Plus, pressionar +1 –, comentar os posts e as fotos e visitá-los com frequência. Mas, para a relação ser completa, o usuário tem que fazer o mesmo com sua página.

E é aí que entram aqueles discursos clichês, porém verdadeiros, de “conteúdo com qualidade”, “conteúdo que chama atenção” e “conteúdo segmentado”.

Devo comentar minhas publicações?

Sim. Sempre escreva um comentário ao publicar seus posts. Se você fez um sobre a importância do marketing digital no cenário atual e o publicou no Google Plus, por que não fazer um breve texto no espaço destinado a isso? Posts sem comentários são bem menos relevantes na hora da busca.

Outro fator que vai impactar seu conteúdo é o tempo de permanência. Se um post teve bastante interação por um longo período de tempo, pode ter certeza: ele aparecerá primeiro nas buscas sociais.

Essas e outras informações – que com o tempo virão à tona – podem ajudá-lo a fazer um conteúdo mais “encontrável” na busca social. E, o mais importante: o usuário final precisa achar com facilidade as informações relevantes para ele, afinal é para isso que os search engines foram criados.

Compartilhe e boa sorte! [Webinsider]

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Antonio Borba é Consultor em tecnologia e Diretor Executivo da Magic Web Design e da Rede Magic. Foi Diretor da SUCESU-PR e Presidente do Comitê de Tecnologia e Telecomunicações da AMCHAM. Blog: Antonio Borba.

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