O cliente, o usuário e os mecanismos de busca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando pensamos em planejamento e resultados satisfatórios, temos três fatores que contribuem para o sucesso ou para o fracasso de um projeto.

São eles o cliente, o usuário e os mecanismos de busca, que hoje passaram a ser importantes quando falamos de mídias online. (Poderíamos colocar aqui também os responsáveis pelo planejamento, mas é melhor não entrar neste mérito neste artigo, pois a discussão iria ser bem grande.)

O cliente

A razão do início do negócio, o cliente é aquele que sabe tudo o que quer. O único problema é que ele não sabe explicar da maneira correta o que espera. Sem orientação adequada e firmeza, colocará o projeto em uma gangorra, onde quem tiver mais força irá conseguir mostrar o caminho correto.

O cliente tem sempre razão, diz o ditado. Mas não podemos esquecer que o cliente entende muito bem do seu negócio, mas em se tratando de usuário e mecanismos de busca, normalmente o conhecimento é apenas o que leu por aí.

Para não por em risco o projeto, é necessário ser franco e explicar corretamente o porquê e a necessidade de ser feito da maneira que os profissionais da área planejaram. É importante que o cliente entenda.

O usuário

Exclusividade, essa é a palavra certa para o que este personagem é no projeto. Normalmente o mais esquecido pelo cliente, o usuário será o que consumirá o produto.

Não aplicar testes e pesquisas é o primeiro passo para o fracasso.

Todos somos usuários da web e com certeza as buscas já estão mais do que instaladas em nossas mentes quando navegamos na internet. Então, ao projetar para web é necessário pensar na otimização nos mecanismos de busca.

Já pude presenciar diversos tipos de clientes – aqueles que dizem estar pensando no usuário tentando mostrar soluções através do que acham e aqueles que estão apenas preocupados em ganhar dinheiro.

Precisamos ficar atentos ao que realmente importa para os consumidores da informação, deixar tudo de forma clara e objetiva e com certeza o projeto trará resultados consistentes.

O mecanismo de busca

Este fator não humano, mas que às vezes tem comportamento de um, é o que faz a “roda girar” no mundo online. Hoje praticamente todas as empresas falam em SEO (Search Engine Optimization), mas nem sempre as ações são feitas da forma correta.

Às vezes escolher algumas palavras, criar um sitemap e trabalhar corretamente as meta description e title não fazem com que seu projeto saia na frente. É claro que são ações importantes e que devem ser feitas em todos os sites, mas é necessário um planejamento bem maior para que isso aconteça.

Esses três fatores, bem orientados e servidos, preservarão a qualidade do projeto. Então não podemos nunca deixar de orientar os clientes, devemos servir com qualidade os usuários e deixar claro quem somos para os robôs de busca. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Robson Moulin (@RobsonMoulin) é Designer de Interação pós-graduado em Arquitetura de Informação. Trabalha com internet desde 2002 e mantém o Design Interativo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *