Sustentabilidade empresarial, o futuro começa hoje

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todos os dias muitas decisões são tomadas. Um exemplo é quando chega a época de colocar os nossos filhos na escola. Procuramos escolher a melhor, a mais adequada à sua evolução acadêmica e posteriormente profissional.

Nesse momento plantamos o futuro no presente.

Na empresa o caminho é o mesmo. Quando ela começa a criar, a desenvolver e aplicar políticas de sustentabilidade está também focada no futuro, em um planejamento de médio ou longo prazo.

Diferente da decisão sobre a escola, em que poucas pessoas estão envolvidas, na empresa esta definição exige a participação de todos para obter sucesso. A soma de inteligências ajuda a criar cenários promissores.

E esse comprometimento é a parte mais difícil do caminho, pois exige conscientização e conceitos muitas vezes não adquiridos no desenvolvimento de nossas vidas. Conceitos atuais e não integrantes nas etapas de nosso aprendizado.

Nem todos foram instruídos ou sabem da necessidade de cuidar dos recursos naturais, em pensar e efetivar sustentabilidade. Tão pouco sobre a influência dos nossos atos no planeta. Essa não é uma preocupação corriqueira, rotineira.

É preciso mudar nosso jeito de ser. O mercado em evolução exige isso.

Na empresa, as políticas de sustentabilidade precisam ser “compradas” pelas pessoas para trazer resultados, para o próprio negócio e para todos os envolvidos (colaboradores, investidores, comunidade). E um dos caminhos para apoiar esta adesão é desenvolver indicadores que demonstrem o progresso alcançado, de forma rápida e transparente.

Gestão eficiente + consumo eficiente = maximização dos resultados

Imagine a decisão de controlar o volume de lixo produzido pela empresa. É possível na coleta, identificar a produção de cada área (por meio de recipientes padronizados) e desenvolver o indicador de consumo médio por área e por pessoa.

Com esta informação individualizamos a responsabilidade e estabelecemos metas para desenvolver programas de redução.

A importância do indicador está em comprometer o individuo, as equipes e gerar resultados (reduzir o volume de lixo).

Criar uma base de indicadores demanda interesse da empresa em investir tempo e recursos (pessoas – sistemas de coleta e de quantificação/comparação), entretanto produz resultados consistentes.

Áreas de inteligência são normalmente responsáveis pela base de indicadores financeiros ou comerciais e têm expertise para desenvolver indicadores de sustentabilidade, pois têm como premissa a visão coleta, distribuição e custo x resultados.

Ter a marca atrelada à administração “verde” é um ótimo diferencial, além de diminuir o impacto do consumo.

Mudar paradigmas, ser criativo são obrigações das pessoas e por consequência das empresas. Não podemos deixar o futuro para amanhã. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *