Estratégias vencedoras para aumentar seu mailing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quem acompanha meu trabalho como gerente de e-commerce sabe o quanto aposto nas estratégias focadas em e-mail marketing. O motivo é muito simples: com planejamento, estratégia e muito trabalho é possível conquistar resultados muito significativos.

Recentemente prestei uma consultoria para o e-commerce Chegou Bebê, especializado em produtos para bebês, como carrinhos, cadeiras para auto, entre outros. O objetivo do trabalho era potencializar o tamanho da base opt-in do site e qualificá-la. O resultado foi muito positivo.

Foi feito o uso de boa parte das estratégias já comentadas no artigo: Para aumentar sua base opt-in no e-mail marketing.

Estratégias

Um benefício objetivo – 10% de desconto na primeira compra do cliente – foi oferecido após o cadastro. Ou seja, tão logo a pessoa se cadastra no site ela recebe um e-mail de boas-vindas com um cupom de 10% de desconto para a sua primeira compra. Como para receber o desconto não é necessário fazer a compra de imediato, são atingidos também os clientes com intenção de compra futura e que não querem perder a oportunidade de receber os 10%, trazendo a sempre eficiente sensação de urgência à ação.

De acordo com um estudo realizado pelos e-commerces norte americanos, as lojas virtuais com maior conversão em todo o mundo, apresentam seu principal benefício de modo consistente durante toda a navegação. Assim, a comunicação da ação se deu com uma chamada fixa em todo o site, desde a home até as páginas de categoria, produto e login, reforçando a iniciativa em todos os passos do processo.

O resultado foi excelente. A análise objetiva atesta que, após um mês, o indicador de novos cadastros (em relação ao total de visitantes únicos) aumentou 90% em relação ao mês anterior. Quanto aos resultados subjetivos, há a evidente fidelização da base resultante da atividade.

Importante: ao pedirmos no momento do cadastro que o cliente adicione o e-mail novidades@chegoubebe.com.br à lista de contatos, diminuímos consideravelmente a chance de que os futuros informes sejam reportados como spam e isso garante uma excelente taxa de abertura.

A ação obteve ainda benefícios complementares, tais como o aumento da taxa de conversão em 8% e o aumento do ticket médio em torno de 30%. Com o benefício, os novos clientes não só apresentaram uma taxa de conversão maior, como aumentaram o valor das suas compras.

Essas são boas práticas recomendadas para todos os tipos de e-commerce. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *