Quem acompanha meu trabalho como gerente de e-commerce sabe o quanto aposto nas estratégias focadas em e-mail marketing. O motivo é muito simples: com planejamento, estratégia e muito trabalho é possível conquistar resultados muito significativos.
Recentemente prestei uma consultoria para o e-commerce Chegou Bebê, especializado em produtos para bebês, como carrinhos, cadeiras para auto, entre outros. O objetivo do trabalho era potencializar o tamanho da base opt-in do site e qualificá-la. O resultado foi muito positivo.
Foi feito o uso de boa parte das estratégias já comentadas no artigo: Para aumentar sua base opt-in no e-mail marketing.
Estratégias
Um benefício objetivo – 10% de desconto na primeira compra do cliente – foi oferecido após o cadastro. Ou seja, tão logo a pessoa se cadastra no site ela recebe um e-mail de boas-vindas com um cupom de 10% de desconto para a sua primeira compra. Como para receber o desconto não é necessário fazer a compra de imediato, são atingidos também os clientes com intenção de compra futura e que não querem perder a oportunidade de receber os 10%, trazendo a sempre eficiente sensação de urgência à ação.
De acordo com um estudo realizado pelos e-commerces norte americanos, as lojas virtuais com maior conversão em todo o mundo, apresentam seu principal benefício de modo consistente durante toda a navegação. Assim, a comunicação da ação se deu com uma chamada fixa em todo o site, desde a home até as páginas de categoria, produto e login, reforçando a iniciativa em todos os passos do processo.
O resultado foi excelente. A análise objetiva atesta que, após um mês, o indicador de novos cadastros (em relação ao total de visitantes únicos) aumentou 90% em relação ao mês anterior. Quanto aos resultados subjetivos, há a evidente fidelização da base resultante da atividade.
Importante: ao pedirmos no momento do cadastro que o cliente adicione o e-mail novidades@chegoubebe.com.br à lista de contatos, diminuímos consideravelmente a chance de que os futuros informes sejam reportados como spam e isso garante uma excelente taxa de abertura.
A ação obteve ainda benefícios complementares, tais como o aumento da taxa de conversão em 8% e o aumento do ticket médio em torno de 30%. Com o benefício, os novos clientes não só apresentaram uma taxa de conversão maior, como aumentaram o valor das suas compras.
Essas são boas práticas recomendadas para todos os tipos de e-commerce. [Webinsider]
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Luiz Dias
Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.