Sebrae mais perto do empreendedor digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

São elas que fazem a roda girar – as micro e pequenas empresas criam empregos e movimentam a economia. Historicamente, através de cursos, consultorias e ações que promovem acesso a mercados, o Sebrae ajuda os pequenos negócios a crescerem e se multiplicarem.

Até aqui a instituição atende o pequeno empreendedor, digamos, mais offline. Nesta categoria se incluem também mais de 4 mil empresas do setor de TI, em geral fábricas e desenvolvedoras de softwares no modelo tradicional de atuação.

Toda empresa iniciante poder ser chamada de startup, mas estamos tratando aqui do conceito mais adotado atualmente: empreendedores buscando um modelo de negócio inovador e de crescimento rápido. Startups se encaixam em um contexto diferente e esse novo empreendedor é estratégico para o país, tão ligado à inovação e tecnologia.

Até recentemente, era muito reduzido o número de empresas com características de startup de tecnologia e internet que procuravam o Sebrae. No entanto, acontece um aumento gradual de startups brasileiras nos últimos anos, o que estimulou o Sebrae a atendê-las bem.

Este ano o Sebrae já coloca em operação uma plataforma de atendimento para startups, que envolve consultores, soluções online, cursos, mentorias e encontros para ajudar a desenvolver projetos de startups e de seus empreendedores.

O passo inicial será dado a partir da Campus Party. O Sebrae vai participar com um estande onde acontecerão palestras diárias, entre outras ações com o objetivo de conhecer e trocar com os empreendedores digitais durante o evento.

O atendimento será realizado com equipes formadas por Agentes Locais de Inovação e Agentes de Orientação Empresarial, que foram devidamente preparados para orientar este público nas questões específicas que envolvem inovação e gestão.

A ideia é se aproximar desse público e aprender com ele suas necessidades para melhor atendê-las, através de consultorias de gestão e plano de negócios. Em linhas gerais, o Sebrae irá mostrar a esse novo empreendedor que pode ser um grande parceiro para otimizar os seus esforços através de uma abordagem moderna e criativa.

Startups digitais na Campus Party

Like a boss foi o tema escolhido para chamar a atenção de empreendedores entre os participantes da Campus Party 2012, principalmente aqueles de startups digitais.

Segundo a gerente de atendimento do Sebrae, Jaqueline Almeida, “sabemos que o Sebrae pode ajudar muito esses empreendedores no que se refere à gestão de suas empresas mas nossa postura será de aproximação; queremos saber qual a melhor forma de ajudá-los. Queremos mesmo que eles nos digam como podemos fazer isso”.

Serão várias palestras promovidas pelo Sebrae durante o evento com foco em empreendedorismo e inovação. Também acontecerá um reality show no qual três equipes estarão com suas empresas encubadas e a equipe vencedora ganhará prêmios que inclui cursos e capacitação.

Na Campus haverá também uma equipe do Sebrae para atender e conversar com empreendedores que pretendem iniciar seu negócio ou que precisam de ajuda na gestão de sua empresa. Passem lá. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Viviane Danin (@bibidanin) é jornalista, consultora do Sebrae e articulista do Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *