QRCodes ajudam a criar vendas offline na loja virtual

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QRCode - Código QR

Uma loja virtual vive basicamente de clientes que chegam aos seus endereços virtuais por meio do mundo online (internet). Porém, graças à grande expansão dos aparelhos móveis com capacidade para acessar a internet, entre eles, smartphones, blackberrys, iphones, ipads, tablets, existe a possibilidade de exploração do mundo offline para incentivar novas vendas através da utilização dos Códigos QR (QRCodes).

Os Códigos QR são os novos códigos de barras em 2D que podem ser facilmente escaneados pela maioria dos celulares equipados com câmeras. Eles podem conter desde simples texto, endereço de URL, números de telefones, entre outras tantas informações. A sua utilização é totalmente gratuita e atualmente existem vários geradores online.

Vamos desenhar dois cenários no qual é possível a utilização dentro da loja virtual como chamarizes para promoções exclusivas e inovadoras.

Promoção Especial

Primeiramente a plataforma da loja virtual precisa estar preparada para receber um endereço de URL específico com parâmetros que serão interpretados e as regras de desconto aplicadas. Uma vez escolhido o produto da loja, devemos gerar um endereço de url e transformá-lo num código QR do formato endereço de internet. Depois devemos espalhar esse código junto ao anúncio offline da oferta exclusiva.

Cupom Promocional

Novamente, a plataforma da loja virtual deve estar preparada para aceitar códigos de cupons de desconto promocional. Para cada código de cupom único precisa ser originado seu correlativo em código QR em formato texto. No anúncio vinculado na mídia offline deverá conter instruções sobre a utilização do cupom QR, como o acesso a loja virtual, a leitura do código QR e a digitação do mesmo no carrinho de compras, para validação da promoção.

Existem ainda outros possíveis cenários mais interativos, porém neste artigo, só queria exemplificar como, por meio da criatividade, é possível com baixo investimento utilizar-se de novos conceitos para obtenção de novos clientes, ou ainda, a retenção da base atual de clientes.

Neste mar de lojas virtuais que a cada dia cresce mais, é importante inovar sempre e manter-se a frente dos concorrentes. [Webinsider]

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Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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