Qual é o momento ideal para investir no e-commerce?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Abrir uma loja virtual é uma decisão e tanto, mesmo para quem já atua no varejo tradicional. Elaborar um plano de negócios completo é um dos passos mais importantes. Nele ficará claro que ter um comércio eletrônico não é mais barato, ele é apenas um empreendimento com investimentos e processos diferentes daqueles que surgem em uma empresa física. Mas a pergunta que povoa a cabeça de diversos interessados nesse canal de vendas é: qual é o momento indicado para iniciar o projeto de e-commerce?

O tamanho da empresa não é um impeditivo. Hoje, existem várias opções de plataformas, prontas para atender companhias de diferentes portes. Garantir a competitividade da empresa é uma das estratégias de marketing mais conhecidas e funcionais, o que só é possível com a monitoração da concorrência.

Analisar se os concorrentes já estão na web ajuda. Lembre-se: você pode ser o primeiro a levar o segmento para o comércio eletrônico. O empreendedor que identificar antes a possibilidade será uma referência de mercado.

Algum empresário teve o insight e correu para o e-commerce antes de você? Tenha um diferencial, seja de plataforma, funcionalidade, produtos ou mesmo nas formas de pagamento. A inovação é parte integrante das maiores empresas e, conhecendo bem o mercado online, fica mais fácil alcançar o sucesso.

Conhecimento

É justamente a falta de conhecimento a principal causa de morte de empresas pontocom, por isso, todo empresário deve entender os vários processos que envolvem a operação de e-commerce.

Desenvolver o planejamento da implantação da loja virtual também orienta o gestor a aproveitar o potencial das ferramentas da plataforma. Essa é a etapa inicial. A partir dos recursos da solução, dá para desenvolver ações de marketing fundamentais para manter-se competitivo. O importante é estar consciente dos custos de uma loja virtual, da necessidade de inovação e uma análise profunda de mercado, o que irá embasar atuação do empreendedor, independente do porte do negócio que ele mantém. A maturidade da decisão de abrir uma empresa on-line indica a viabilidade do plano. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Talita Macário é jornalista e profissional de comunicação organizacional. Atua como assessora de imprensa da JET e-Commerce, empresa que desenvolve plataformas para comércio eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *