Qual é o ERP ideal para o modelo de negócio da sua empresa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O ERP (Enterprise Resources Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial que cada vez mais tem se tornado imprescindível em organizações de diversos tamanhos e segmentos.

Este tipo de sistema foi concebido para atender às demandas de boa parte das áreas que compõem uma empresa de maneira integrada, dando aos gestores de negócio uma importante ferramenta para controle de suas operações e seus planejamentos.

O investimento nesse tipo de sistema, comprovadamente gera grandes retornos a curto, médio e longo prazo, porém é muito importante que sua empresa saiba conduzir corretamente o processo de escolha do ERP

Alguns passos importantes a serem seguidos são:

Conduzir uma análise macro de seus processos internos. A análise e o mapeamento dos principais processos de sua empresa vão trazer dois benefícios principais: o primeiro, auxiliar a identificar falhas no processo e permitir que estas sejam corrigidas e o segundo, ter um mapa que oriente a aderência do sistema escolhido aos processos que foram mapeados.

Alinhamento estratégico. Um passo importante na definição, principalmente, do “tamanho” do ERP a ser escolhido é ter bem claras e definidas as ações estratégicas de sua empresa e a previsão de crescimento da mesma em curto, médio e longo prazo. Se a empresa tem estratégias agressivas de crescimento, deverá ter isso em mente ao escolher um sistema que possa suportar esse crescimento e não exija grandes investimentos futuros para uma readequação.

Levantamento e escolha dos fornecedores. Após definidos os processos e a estratégia de sua empresa, chegamos à fase de qualificação de fornecedores. O mercado oferece uma extensa gama de soluções para todos os tamanhos, gostos e bolsos.

Procurar referências de mercado, empresas conceituadas e, até mesmo orientação e outros players do seu segmento de atuação, pode auxiliar nesta fase. Outro ponto importante para se levar em conta é que muitas dessas empresas já desenvolveram soluções verticalizadas, aderentes aos processos de empresas de diversos segmentos e isso pode facilitar em uma implantação.

Planejamento da implantação. Após escolhido o sistema a ser implantado, vem a fase de planejamento da implantação do mesmo. Nesta fase, é de suma importância escolher um bom parceiro para conduzir esta tarefa. Ele deve ser escolhido com os mesmos critérios da fase anterior, procurando sempre referências, visitar clientes e cases de sucesso nos projetos conduzidos por esse parceiro.

Muitas empresas colocam equivocadamente o preço como critério qualificador final em suas propostas e, a velha máxima do “barato que sai caro” aparece na mesma frequência. Temos acompanhado diversos casos de insucesso em implantações de ERP, nas quais o cliente tem grandes prejuízos por ter optado por um fornecedor mais barato, mas sem garantias, como a entrega do projeto no prazo estipulado.

A especialização e conhecimento prévio do tipo de negócio e segmento do cliente também facilita muito uma implantação menos “traumática” do ERP.

Institucionalização do novo sistema e treinamentos. Durante o processo de implantação do novo sistema, é prioritário que todas as áreas afetadas estejam envolvidas e, se possível, que todos os atores responsáveis por essas áreas estejam cientes dos impactos e mudanças vindas com o novo sistema. Um bom programa de treinamento sobre o ERP deverá ser conduzido para evitar quedas na produtividade de seu pessoal.

Os passos acima podem, certamente, auxiliar a sua empresa a conduzir corretamente o processo de escolha e implantação de um ERP. Uma empresa de consultoria também pode auxiliar a sua empresa nesta tarefa. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *