O mercado virtual do luxo tem crescimento acelerado

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O mercado de luxo continua surpreendendo, com resultados econômicos acima do esperado, mesmo em países em recessão. Segundo uma recente reportagem do New York Times, o Brasil está entre os emergentes mais promissores do segmento de moda, especialmente quando se trata de roupas, sapatos e relógios para homens. O esperado sucesso também reflete nas expectativas do e-commerce.

Algumas das principais lojas virtuais brasileiras de moda são especializadas em vendas de acessórios e roupas de marcas como Gucci, da empresa PPR SA, que obteve crescimento de 22,1% na comercialização de artigos de luxo. O e-commerce desse mercado de imenso potencial precisa ser programado para conquistar o público de classes altas – e também médias. O brasileiro simplesmente gosta de produtos de marca.

A comunicação da empresa com o público-alvo é um dos itens de maior importância. Ela precisa estar alinhada às tendências da moda, voltada aos meios como internet, revistas e também na preparação de eventos. O relacionamento deve ser estruturado para alcançar o nível em que os consumidores de alto padrão se encaixam. Pode-se dizer que o relacionamento VIP no mercado de luxo é essencial.

O luxo atrai empresários interessados, assim como o mercado de moda em geral que, nos últimos dois anos, começou a se destacar no comércio eletrônico. Agora, a categoria está entre as ‘top five’ do setor. Parte dessa guinada foi favorecida pela instituição de ferramentas, como a de realidade aumentada. Por outro lado, o aumento da credibilidade do e-commerce junto ao mercado feminino mudou a realidade da moda e foi justo com produtos exclusivos e de luxo que ela começou a se consagrar.

Redes sociais

Como a comunicação é o ponto forte do negócio de moda virtual, as redes sociais precisam estar incluídas no planejamento da empresa. Mídias especializadas e a rede Facebook são ótimos canais, que possuem uma linha de empresas com fan page deste nicho, de alto valor agregado. A segurança nas transmissões é um dos pontos que chamam muita atenção dos compradores de luxo. [Webinsider]

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Talita Macário é jornalista e profissional de comunicação organizacional. Atua como assessora de imprensa da JET e-Commerce, empresa que desenvolve plataformas para comércio eletrônico.

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