O e-mail marketing está fadado à morte?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

As redes sociais já são uma realidade no composto de marketing atual e nenhuma empresa quer ficar fora delas. Por conta disso, muito tem se falado do fim do e-mail marketing e da substituição dele por essas novas mídias, mas o que realmente acontece é uma evolução dessa ferramenta de comunicação.

Quando as empresas começaram a usar o e-mail marketing o cenário digital era completamente diferente. Os clientes recebiam no máximo cinco e-mails por dia, os provedores não barravam mensagens e era uma grande novidade vender por e-mail. Hoje sabemos que a realidade é oposta.

Com as pessoas conectadas praticamente em tempo integral e recebendo dezenas – às vezes centenas – de e-mails por dia, é muito mais fácil que o provedor e o cliente classifiquem sua mensagem como spam, comprometendo seriamente suas campanhas.

Esse cenário atual se deve muito ao mau uso do e-mail marketing. Empresários e profissionais de marketing começaram a usar este canal indiscriminadamente, enchendo a caixa de entrada e a paciência dos consumidores.

Ainda falta conhecimento do potencial que e-mail marketing tem para fazer relacionamento segmentado com os clientes. Essa, inclusive, é a grande diferença entre uma rede social e o e-mail marketing: a forma de aproximação do cliente, independente do alcance e abrangência da campanha.

Uma boa ferramenta de e-mail marketing permite um tipo de segmentação tão avançado que é possível criar uma mensagem diferente para cada pessoa da sua lista e não estamos falando simplesmente em personalizar o famoso “Olá [NOME]”, mas sim de construir mensagens inteligentes que mostrem produtos, serviços ou informações realmente interessantes ao cliente. É a comunicação em massa dando espaço para a aproximação individual do cliente.

Profissionais de marketing devem integrar campanhas de comunicação fazendo com que as diversas mídias criem uma única força a favor de sua empresa. Os melhores softwares de e-mail marketing do mercado já estão preparados para esse modelo, usando APIs para integração, automatização de ações e incentivo do marketing viral. Hoje, por exemplo, é possível fazer um call to action por e-mail e levar seus clientes a interagir nas redes sociais, gerando engajamento e fidelidade.

E-mail marketing sebrevive

O e-mail marketing está em fase de transformação e precisar ser melhor utilizado, mas isso só depende dos profissionais de marketing. Aqueles que considerarem as preferências do cliente e souberem explorar isso certamente vão usar essa mídia por muito tempo. [Webinsider]

Marcos Fiore é diretor geral da Akna Software – empresa especialista em softwares para marketing e relacionamento digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Parabéns pelas colocações Marcos, gostei do texto, dizer que o e-mail vai morrer é um absurdo, mas que ele deve ser melhor trabalhado é com certeza. usando a segmentação e mensagens personalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *