A estratégia do Google Adwords para elevar os preços

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Dependendo da sua atividade na internet, pode ser que você já tenha recebido um voucher do Google, algo próximo de R$ 100,00 para gastar no sistema de publicidade deles, o Google Adwords.

O Adwords é responsável por 97% da renda do Google no mundo e justifica o investimento na identificação das necessidades dos usuários de internet através da oferta dos produtos Youtube, Picasa, Google Apps, Gmail e muitos outros.

Ao conhecer melhor nossas demandas e hábitos de utilização, a ferramenta de publicidade tenta expor anúncios ou links patrocinados que mais se assemelham ao que precisamos. A oferta de anúncios inicialmente começou no próprio motor de busca e depois se alastrou para espaços em canais autorizados e nos aplicativos Google.

Poucos anunciantes, pouca concorrência, baixo valor pago por clique

O modelo de pagamento do Adwords é muito simples, CPC (custo por clique), onde cada clique dado em um anúncio é contabilizado e cobrado do cliente. No Brasil o valor do clique varia muito, dependendo da posição em que o anunciante deseja que o anúncio apareça e também da concorrência pela palavra-chave escolhida.

Em algum ponto os executivos da Google perceberam que o valor pago pelo clique no Brasil é um dos menores do mundo, provavelmente por causa da falta de anunciantes.

Qual a solução para o problema da falta de anunciantes?

Especialistas de marketing investiriam todos os seus recursos em explicar aos consumidores as vantagens de se investir no modelo de anúncio patrocinado, demonstrando como é mais assertivo trabalhar com propaganda focada em segmentação.

Provavelmente também pensariam em posicionar o Google em eventos para profissionais do mercado publicitário, enviariam brindes para as agências, e publicariam guias de usabilidade. Porém…

Os responsáveis pela estratégia do Google resolveram partir para uma ação diferenciada, que levanta questões éticas, mas que resolve o problema em curto prazo: inundar o mercado com vouchers para “incentivar” o uso da ferramenta.

O resultado foi o aparecimento de muitos anunciantes despreparados, sem metodologia ou conhecimento técnico. Estes passam a anunciar, pagando valores irreais pelo posicionamento e elevando o valor médio do clique, fazendo com que os grandes anunciantes paguem mais.

Claro que esses anunciantes não obterão grandes ganhos, pois não entendem direito como o processo funciona, a maioria sequer teve contato suficiente para planejar seus recursos com sabedoria. Mas isso não interessa, não pagarão nada por seus anúncios, indo bem ou mal e o gigante das buscas se sairá melhor do que entrou.

Certa vez um cliente resolveu investir R$ 60 mil diretamente no Google, através de seu escritório comercial, com os anúncios sendo gerenciados pelo próprio pessoal. O resultado foi pífio. Utilizando uma empresa focada em anúncios dessa modalidade e gastando cerca de R$ 10 mil, teve um resultado três vezes maior. Fica a lição: melhor contar com profissionais do que arriscar desperdiçar o investimento.

Quanto à estratégia adotada para ter mais anunciantes, tenho ressalvas. Apesar de muito eficaz para aumentar o valor do CPC, mostra que a empresa pensa que os fins justificam os meios.

Até mais! [Webinsider]

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Marcelo Vitorino (@mvitorino_) é palestrante e consultor de comunicação, marketing digital e gestão de crise. Mais informações em seu site pessoal.

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8 respostas

  1. Pouco ética essa atitude, já que quem já usava o serviço acaba pagando mais caro e não teve esse tal de incentivo antes.

    Esse tipo de situação tem que ser informada as poucos com promoções mensais, onde todos podem participar e manter o padrão dos custos por Clique e não contaminar esse serviço para simplesmente ganhar mais com isso, sem ligar para quem já anuncia na Plataforma.

    Claro que existem alternativas ao Google, mas muitos pedem que se pague uma quantidade X e em geral alta, antes mesmo se saber se vai valer a pena ou não usar o serviço.

  2. No meu caso específico, os anúncios do Facebook dão de dez a zero no Adwords. São mais baratos e muito, mas MUITO mais eficientes.

  3. Olá Edgar, já notei isso também. Fica difícil acusar, mas parece que há algo errado com as métricas. O resultado é que anúncios no Facebook estão trazendo maiores resultados do que no Google.

  4. Prezado Marcelo muito bom artigo, vc tocou numa ferida, eu noto que o mercado esta inflacionando de maneira surreal, alem disso utilizo uma ferramenta que monitora cliques em tempo real (livezilla), ou seja o cidadão entrou no site eu contabilizo, e notei disparidade entre cliques diarios no adwords e a realidade, já viu algo a respeito?

  5. Caro “Carlos”, resolvi responder seu comentário por aqui porque deixou como email de contato um endereço inválido.

    Antes de escrever sobre o tema conversei com consultores da empresa e tive a informação vinda de várias fontes diferentes. Dentro do Google isso está bem claro. Obrigado por deixar um comentário! Abraço!

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