Entendendo o Social Big Data

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Desde a época do boca a boca e do comércio baseado na produção artesanal, o relacionamento interpessoal entre cliente e produtor passou por diversas fases evolutivas.

Transitamos da indiferença e foco exclusivo na produção e capitalização à descoberta de certo controle proporcionado pela informatização dos sistemas. Estamos falando de sistemas como os de atendimento aos clientes, call center, URA, relacionamento com os clientes (ou Customer Relationship Management – CRM), de inteligência de negócios (Business Intelligence ou BI) e por fim a unificação de todas essas bases de conhecimento em um sistema integrado de gestão empresarial, ou Enterprise Resource Planning, o ERP.

Evoluímos notoriamente, obtendo relativo controle do ambiente interno de negócios e do acesso facilitado a grande número de informações obtidas pelo rastreamento e análise das transações e movimentações do mercado, muitas vezes em tempo real.

Somado a isso, surge um crescimento progressivo do poder dos servidores que processam esses dados, em capacidade e armazenamento. A adoção de uma estrutura externa em nuvem, o cloud computing, também adicinou velocidade e foco nos negócios.

O grande ganho foi a possibilidade de rápido acesso a enormes e precisas bases de conhecimento, possibilitando um excelente domínio de ambiente interno de negócios, o Big Data.

Paralelamente eclodem as redes sociais e o poder irrestrito do novo consumidor, que assume o papel de influenciador nas diferentes etapas do processo de comunicação, escolha e obtenção de informações de consumo. Trata-se de uma revolução no ambiente externo de negócios, que exige das empresas crescente capacidade de adaptação em um universo cada vez mais transparente, veloz e dinâmico.

Surgem também grandes oportunidades, pois os consumidores passam a publicar, abertamente e de forma voluntária, dados de seu histórico de relacionamentos, dados pessoais, de trabalho, lazer, estudo, preferências pessoais e todo tipo de informação.

Essas informações, coletadas de forma pública e utilizadas perante uma eficaz política de privacidade, servem para enriquecer ainda mais as eficientes bases de dados corporativas com informações de hábitos e comportamento.

De um lado então, está o Big Data, com sua enormidade de dados de consumo e do mercado e de outro o Social Media, com uma infindável massa de dados de engajamento, hábitos e tendências de consumo. Surge o Social Big Data, um novo patamar que possibilita uma visão holística do mercado e do comportamento do consumidor. A junção desses dois enormes planetas surgidos recentemente, visando um maior controle dos ambientes externo e interno do negócio.

Social Big Data traz uma compreensão completa das pessoas, através da análise detalhada do perfil social de indivíduos, detecção de grupos e da segmentação precisa. Esse grande poder de informação servirá para empresas anteciparem tendências de consumo, traçarem estratégias certeiras de Social CRM, atender de forma personalizada e principalmente desenvolver produtos e soluções de melhor desempenho, muito mais adequados às reais necessidades e anseios de seus clientes.

O cenário é animador e exige a união de esforços das equipes de Marketing e Tecnologia da Informação e de grande capacidade de adaptação e esforço para a implementação efetiva do Social CRM, Social BI, Social Call Center e a socialização de todos os demais sistemas e aplicações corporativas, tornando-os mais eficientes, satisfatórios e humanos.

O grande desafio ainda está na coleta nas redes sociais, no cruzamento de informações de diferentes redes e na estruturação das grandes bases de dados, sob uma política de privacidade. Esse será o assunto do próximo artigo. [Webinsider]

A série completa:
Entendendo o Social Big Data
Preparando a empresa para o Social Big Data
Implantando o Social Big Data – final

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Daniel Mendes (daniel at fluida.com.br) é estudioso de mídias sociais, arquiteto da informação e gerente de projetos de mobile, internet e portais corporativos. CEO da Socialise, plataforma brasileira de Social CRM.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *