Chegou a hora do Google Plus fazer parte da sua estratégia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Google lançou recentemente o Search, Plus Your World. Em resumo, esse aplicativo é a personalização de resultados de busca com base na sua rede pessoal no Google Plus. Em detalhes, o Google utiliza-se dos dados compartilhados e votados na sua rede de conexões no Google Plus – você ainda tem a opção de escolher por um resultado “não-personalizado” – para lhe oferecer resultados que levam em conta o que as pessoas conectadas a você no Google Plus recomendam.

A questão do momento então é a seguinte: como isso afeta a minha presença online?

Bom, fora a questão de personalização dos resultados – muito importante, mas precisa de um artigo dedicado – o Search, Plus Your World apresenta algumas oportunidades interessantes para quem procura aumentar sua visibilidade e presença nos resultados de busca e gerar mais visitas.

Primeiro, ao buscar por termos genéricos como, “marketing”, o Google irá sugerir páginas no Google Plus (no momento duas) de pessoas ou empresas que ele, Google, entende como referência no assunto. Esse resultado é apresentado no canto direto superior da página de resultados de busca. Acima dos anúncios de Links Patrocinados.

Segundo, usando a funcionalidade do Google Suggest, ou seja, das sugestões de buscas quando se ainda está digitando algo, o Google passa a sugerir, também, adivinhe, páginas de pessoas e marcas direto no campo de busca. Mais uma vez, visibilidade em um lugar importante.

E por fim, mas não menos importante, as páginas do seu site que receberem votos por meio do botão do Google Plus (o equivalente do “curtir” do Facebook), terão mais destaque nos resultados de busca, pois o Google adicionará à listagem o número de votos que a página recebeu e uma pequena foto de uma das pessoas que votaram na página, gerando assim, uma diferenciação entre a sua listagem e as outras que não possuem voto algum.

Não possuo todas as respostas para a nossa pergunta do primeiro parágrafo, porém, fica muito claro para mim: donos de negócios, que têm como um dos objetivos aumentar a presença no Google, seja para branding ou performance, devem possuir uma página no Google Plus, pois hoje significa mais do que se ter apenas mais uma rede social nesse mundo de Facebook e Twitter.

Com o Search, Plus Your World, o Google Plus é também uma oportunidade enorme de se ganhar visibilidade e relevância na já tão competitiva página de resultados de busca do Google. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Gustavo Bacchin é sócio-diretor da Cadastra, agência de Search Engine Marketing.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Olá, Gustavo! Depois de não conseguir muito sucesso com o Wave e o Buzz, o Google tenta mais uma vez entrar no mundo das redes sociais com o Google Plus, para deixar o Facebook com os cabelos em pé. Mas o Google Plus ainda não caiu na boca do povo, então assim fica complicado de escolher um público dentro da rede, mas esse problema talvez seja porque ele é recente, e afinal, quem garante que daqui uns dois anos – ou até menos – os rumos não mudam, não é mesmo? Esse novo aplicativo, por exemplo, tem tudo para dar certo. Só esperando para ver o que vai dar. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *