Os nativos digitais e as instituições de ensino superior

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Um nativo digital é aquele que nasceu e cresceu com as tecnologias digitais presentes em sua vida. Caracteriza-se por não usar papel, mas sim computadores e smartphones. Estas novas tecnologias exigem das IES (Instituições de Ensino Superior), de seus professores e gestores, nova postura no que diz respeito a acompanhar estas plataformas e também as mídias sociais.

As redes sociais tornaram-se a preferência dos estudantes, além de serem as portas de entrada da maior parte das pessoas que acessam a internet pela primeira vez. Todo mundo quer se comunicar: mídia social é conversação e conversação é relacionamento.

Antes das mídias sociais, o contato direto dos alunos com as IES era possível somente por meio de requerimentos ou reuniões. Hoje, eles já perceberam o poder online, sabem que podem prejudicar a imagem da instituição a qual frequentam com apenas um post.

A área de marketing de algumas IES iniciou o trabalho com Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, etc., seja para divulgar cursos e eventos ou para se relacionar com alunos e candidatos. Estas ferramentas propiciam o que chamávamos no passado de marketing boca-a-boca. Agora é o marketing viral que faz com que a mensagem seja disseminada em poucos minutos para muitas pessoas.

Para se ter uma ideia da importância das redes sociais para as IES, o Facebook teve seu início no alojamento de uma das maiores instituições de ensino do mundo, Harvard. Inicialmente surgiu como uma rede de contatos restrita apenas aos estudantes da Universidade. A ideia amadureceu e ganhou o mundo com milhões de usuários ativos.

As comunidades das redes sociais representam o modo relacional comunitário por excelência deste início de milênio. Nas conversas online se fala de tudo e o nome das IES, onde os jovens estudam, está presente. As faculdades já notaram a importância de interagir e conhecer os comentários a seu respeito.

A relevância das mídias sociais, para os estudantes e para as IES, já faz parte das estatísticas de pesquisas feitas sobre as principais razões para evasão escolar. A primeira na lista é a financeira e, em último lugar, aparecem as mídias sociais: imagem institucional abalada, por exemplo, por comentários em redes sociais.

Outra pesquisa importante foi realizada pela empresa Cadsoft para verificar quantas IES já utilizam ao menos um tipo de mídia social para se relacionar com os alunos. Foi detectado o número de 420 IES em cinco macrorregiões. Esta empresa também levantou 791 mil citações relevantes sobre as várias IES brasileiras no período de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2011.

A cultura das redes sociais não é nova. Vivemos em rede desde sempre. Ela é uma configuração padrão do ser humano ao longo da história. O que mudou radicalmente é a forma com que as redes se conectam. As novas tecnologias facilitam a comunicação e a interação em tempo real e reúnem indivíduos e instituições de forma descentralizada e participativa.

As IES já perceberam a importância de estarem presentes nas redes sociais e trabalham com o objetivo de envolver e divulgar suas ações neste novo cenário. [Webinsider]

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Suli de Moura é diretora acadêmica da Faculdade Santa Marcelina.

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