Entre site e rede social, escolha os dois

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em Comunicação o que importa é alcançar a maior faixa de público possível. Não há esforço em excesso; se a mensagem chegou consistente, fantástico – com a informação transmitida, o objetivo foi alcançado.

Por isso, nunca ignore uma mídia ou veículo. A não ser que nestes ambientes não exista ninguém que seja parte do público que se quer alcançar – quase impossível -, nunca despreze chances de comunicar.

Pergunte a um profissional de mídia se ele, tendo uma enorme verba na mão, deixaria de lado uma possibilidade que fosse. Ele centraria mais em determinadas mídias, investiria em ambientes onde seus públicos mais consomem informação. Mas jamais diria ‘não’ a uma possibilidade sequer.

Público se alcança e se cria onde a informação está. É como uma flor atraindo uma abelha: um precisa do outro. Poético e real.

Por isso, quando for criar uma estratégia de presença digital, não pense em site ou rede – trabalhe com os dois.

Sites não irão acabar. Daqui a anos é provável que estes ambientes tenham outro nome e que os consumidores de informação nem saibam que eles existem. O que importa, e cada vez mais será assim, é encontrar o que se procura. Ou seja, não importa mais de onde vem a informação. Mas ela precisará sempre de uma base.

Assim, para traçar a estratégia correta, é preciso entender o porquê de cada um dos ambientes, sites e redes, existirem:

Site é lugar de informação fixa e estruturada

O ‘x’ da questão do trabalho da informação no meio digital é perceber que tipo de informação é momentânea e descartável – mas nem por isso de menor importância – ou quando sua utilidade está associada à perenidade e ao ‘estar sempre à mão’. Neste caso, o site é o indicado.

Se um usuário deseja absorver informação sobre um produto ou um serviço, será em um ambiente em que ele sabe que a informação está lá, fixa, que ele irá procurar; em um site, portanto.

O visitante, baseado na lógica de uma boa arquitetura da informação, não só perceberá, intuitivamente, em que área está a informação que procura, assim como apenas checando a hierarquia apresentada pelo menu terá uma noção do universo de informação presente no site, o que será um estímulo ao retorno.

Rede social é lugar de informação flutuante e não estruturada

Nas redes sociais está o público – e para lá precisamos levar a informação.

Não é preciso que a informação permaneça; ela passa, é consumida instantaneamente pelo usuário – piscou, perdeu – e atinge seu objetivo: servir como instrumento de construção de relacionamento.

Ao informar em uma rede social, uma marca se faz vista; ao criar uma promoção relâmpago no Facebook, uma empresa utiliza o recurso imediato da viralização, se faz conhecida e azeita suas ações de relacionamento com o público. Ali, naquele momento, em contato direto com os interessados.

Nas redes sociais, informação é semente, é como um flyer bem produzido e distribuído – e disputado a tapa – em uma avenida movimentada. Leu, informou-se do necessário, flyer no lixo. Missão cumprida.

Neste ambiente a hierarquia é horizontal; não há por que pensar em arquitetura da informação e seu trabalho de desdobramento vertical. Tudo o que é informado pode ser consumido com a mesma importância, em um mesmo nível.

Continuar a ter um site ou estar presente ou não em uma rede social não é uma questão: ambos são ambientes de informação que possuem objetivos diversos. O primeiro pretende criar um ambiente de esclarecimento; o segundo, de relacionamento. Em ambos, a matéria-prima é a informação.

Em suma, é raro, mas às vezes podemos ter tudo – e por isso mesmo não podemos desperdiçar a oportunidade.

…………………………

Meu próximo curso Webwriting começa em 9 de abril no Rio de Janeiro – mais informações você encontra via extensao@facha.edu.br ou na página do curso no site da FACHA.

Em outubro começa a terceira turma a distância de meu curso ‘Webwriting’ ao vivo e em vídeo. Ementa, valores e informações gerais estão no site do iMasters PRO.

…………………………

Para conhecer mais sobre meu trabalho, visite www.bruno-rodrigues.blog.br; para me seguir no Twitter, sou @brunorodrigues; no Facebook estou em www.facebook.com/brunorodrigues.fb.

Se ainda não conhece, vale a pena checar o padrão brasileiro de redação online que elaborei para o Governo Federal: Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web.

[Webinsider]

…………………………

Bruno Rodrigues (bruno-rodrigues@uol.com.br) é autor do livro 'Webwriting' e de 'Cartilha de Redação Web', padrão brasileiro de redação online'.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Muito bem colocado quando cita que as redes sociais sao temporarias devido o fato de que se destaca pela ‘moda’ dos usuarios, acredito que depois desta materia irei criar meu site ja que no momento é apenas pelas redes sociais como insta, face e whats.
    Obrigada me ajudou muito
    Continuarei pesquisando

  2. As Redes Sociais como Facebook e similares, crescerem muito nos últimos anos, alguns clientes preferem informar o endereço da página do facebook do que o próprio site. Na minha opinião devemos utilizar as rede sociais para melhorar a visibilidade de seu negócio, mas ter um website é fundamental. Com certeza tenha do 2

  3. *ArtMix*, pois é, às vezes a conviviência – quando bem embasada – é possível e saudável… 😉

    *Cris*, a gente trabalha pra isso, não é? 😉

    *Fernando*, seja bem-vindo e boa leitura! 🙂

  4. Nossa! Bruno, você conseguiu falar tudo em um texto só. As definições para site e rede sociais ficaram perfeitas, é assim mesmo que acontece. O site, como você mesmo disse, nunca vai deixar de existir, provavelmente mudará de nome, mas estará lá, fixo e com todas as informações necessárias. Já a rede social é uma das melhores coisas que inventaram para melhorar a comunicação, e as empresas devem aproveitá-las ao máximo, pois nunca foi tão fácil de relacionar com os clientes. Abraços.

  5. Fico sempre impressionada como vc consegue, sempre, transformar o que acontece em aprendizado. Coisas que, às vezes, a gente pensa, mas não sabe se é o caminho ou não. Certíssima suas colocações e a questão da comparação do flyer e os impressos que vão para o lixo depois q a missão foi feita foi perfeita. Parabéns, mais uma vez, por mais um bom artigo. Bjs, Cris

  6. Artigo interessante. Me passou uma visão diferente do que eu tinha sobre sites e redes sociais. Vou ler os demais artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *