O nascimento da internet começou na 2ª Guerra Mundial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
nascimento da internet

A 2ª Guerra Mundial é considerada o marco inicial para a chamada Sociedade da Informação que vivemos hoje. O acúmulo de conhecimento adquirido em função de estratégias de guerras e da necessidade de comunicação segura fomentou o desenvolvimento de ferramentas e códigos que viabilizassem a circulação de informações no meio militar sem o risco de vazamento que pudesse colocar toda a estratégia em perigo.

Com o fim da 2ª Guerra, o estabelecimento da Guerra Fria e o mundo marcado por guerras pontuais com dois polos de comando, a comunicação e a transmissão de informação passam a ser fator estratégico na política mundial.

 

O Departamento de Defesa dos EUA desenvolve uma ferramenta capaz de fazer e manter a comunicação entre as bases militares americanas mesmo que sua sede, o Pentágono, fosse atingido por um ataque nuclear.

Surge a ArpaNet em 1969. Durante a Guerra Fria surgiram outros importantes inventos hoje por nós utilizados. Na década de 70 surgem os primeiros computadores pessoais. A Intel equipa os primeiros microcomputadores com 256 bytes de memória. E também surgem os primeiros sistemas de posicionamento global (GPS, em inglês), criados originalmente para orientar mísseis e guiar tropas por lugares ermos.

Em 1969 a ArpaNet é apresentada pela empresa Advanced Research and Projects Agency (ARPA). Seu desenvolvimento teve por objetivo permitir que os departamentos de pesquisa fossem conectados uns aos outros.

Michael Caine interpreta um espião britânico em Billion Dollar Brain, 1967. Um computador Honeywell foi usado pela equipe da UCLA usou para se conectar à ArpaNet.

As universidades e outras instituições tiveram acesso à Arpanet a partir dos anos 70 e permitem o acesso a universidades fora dos EUA, criando assim a base para uma rede mundial de computadores. Nessa época eram apenas 100 sites e pesquisadores já estudavam como o crescimento e suas opções alteravam o modo como usavam a rede.

A World Wide Web (WWW) surgiu em 1989, criado por Tim Berners-Lee, como um integrador de informações que permite o acesso de forma simples e consistente em diferentes plataformas. O conteúdo da rede pode ser ampliado com a possibilidade de incorporar imagens e sons. O sistema de localização de arquivos permite que cada informação tenha um endereço único e possa ser encontrada por qualquer usuário da rede.

A internet é a maior rede de comunicação desenvolvido pelo homem na era moderna.
 No Brasil, em 1991, é criada a Rede Nacional de Pesquisa, uma operação acadêmica subordinada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Em 1995, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, foi aberta ao setor privado para exploração comercial. [Webinsider]

Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. * Acompanho esta História com muita admiração ! Que Pena uma grande quantidade de Usuários não Respeitar as nossas Redes Sociais com Responsabilidade e o Reconhecimento do Valor que elas tem em nossa Utilização do nosso Dia a Dia em nossas , Atividades da Sobrevivência!#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *