A sua campanha tem um objetivo definido?

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– Eu preciso estar na internet.

Quem já ouviu essa frase em um reunião com cliente ou prospecção? “Porque é moda” ou “porque minha concorrência está lá”. Eu já ouvi até “ué, por que todo mundo está. Minha sobrinha é viciada em Facebook…” e fechamos a a conta de redes sociais desse cliente por causa disso!

Se o objetivo da sua marca é entrar na internet por que a sua sobrinha de 10 anos passa mais tempo no Facebook do que ao lados dos pais em um almoço familiar de domingo (como o caso citado acima), aconselho você a manter o seu site no ar e pronto. Nem pense em estratégias digitais. Crie sua Fan Page, seu Twitter, coloca os logos no site para ficar “bonito” e continue a ganhar dinheiro da forma que você faz. Pois você não vai ver valor imediato na web e vai criticar a agência coma velha frase: “pô, internet não dá resultado…”

Sem um objetivo não chegamos a lugar algum! Me lembro de uma reunião com uma empresa coreana. Chegamos com um plano de trabalho para eles. Era uma parceria. O CEO da empresa insistiu por mais de uma hora com a pergunta: “- Qual a meta?” Para aquela reunião não tínhamos aprofundado o projeto no detalhe, era mais uma apresentação.

Voltamos para a empresa com a missão: trace a meta e voltamos a conversar. Fizemos. Estudamos, entendemos melhor o potencial de mercado, fomos conversar com duas agências para ter uma base de pesquisa. Voltamos com a meta bem definida. Então o CEO aprovou e reafirmou que “sem uma meta não sabemos onde queremos chegar…”

Objetivo é isso! Nesse caso o objetivo era numérico e por isso o CEO chamou de meta. Mas o que vale na história é: sem um norte você não sabe onde ir.

Você sai de casa e vai andando pela rua para ver onde vai dar? Ou você sai para ir à padaria, ao supermercado ou ao escritório? Você tomou uma atitude, que gerou uma ação para atingir um objetivo. A mesma coisa acontece com uma campanha! Ou você acredita que basta colocar uma campanha no ar e magicamente ela traz resultados?

Tudo o que fazemos na vida tem um objetivo. E por que nossas ações de marketing e comunicação, seja on ou offline não teriam também? Tem que ter! Objetivo é o primeiro passo para qualquer ação e nós, planners, somos responsáveis não apenas por entender e traçar esse objetivo, mas por defender e medir para que ele seja atingido.

Objetivos devem ser curtos e grossos: vou fazer isso para a marca conseguir aquilo. Pronto. Direto! Estratégias e táticas seguem a mesma linha.

Vamos ser o mais sucintos e diretos possível; afinal, na comunicação e marketing, menos é mais. [Webinsider]

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Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

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