E-commerce: vale a pena colocar o botão curtir do Facebook?

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Loja curtirTodo gerente de e-commerce já se perguntou sobre a utilidade – ou não – do botão curtir do Facebook para a sua loja virtual.

Será que ele é capaz de segmentar o tráfego? Por que seus clientes clicariam? Os usuários do Facebook gostariam desse tipo de recomendação? A 8th Bridge, uma das maiores empresas do mundo na área de social commerce realizou uma pesquisa sobre esse tipo de estratégia e encontrou números muito interessantes.

Por que você clicou no botão curtir?

Sabemos que a recomendação espontânea é uma forte ferramenta de persuasão no varejo online. O botão curtir é uma maneira prática de recomendar um produto sem precisar escrever uma revisão. Além disso, é social, uma vez que a recomendação é compartilhada com amigos e não com estranhos.

Há muito tempo falamos sobre quão importante é uma ação de pós-venda, convidando seu cliente a relatar sua experiência de compra ou recomendar um produto.

Quantas ações de member-get-member desenvolvemos ao longo do tempo? Baseado nas informações acima, por que não adicionar o botão curtir em seu e-mail marketing se há uma boa chance do seu cliente ser um usuário do Facebook e, com isso, obter alguma ação positiva daqueles que jamais fariam um esforço para fazer uma revisão completa do seu produto?

pesquisa

Segundo a pesquisa, pelo menos um de cada três visitantes estaria mais propenso a comprar um produto se ele possuir um alto número de curtir. Isso já é mais que suficiente para o gerente de e-commerce começar a avaliar esse tipo de estratégia.

Sabemos que a recomendação social é influente e não apenas no Facebook. Não significa que devemos abandonar as demais estratégias sociais em nosso e-commerce. Apenas reforça a importância das revisões e depoimentos que continuam trabalhando na construção da credibilidade das nossas lojas.

Facebook users

Cerca de 25% dos usuários de Facebook já compartilharam algum produto em sua timeline. Os clientes que viralizam produtos podem não ser maioria, mas são embaixadores engajados de cada produto.

Pensando dessa maneira, esses clientes são fundamentais em uma decisão não presencial de compra. Já imaginou o percentual dos seus clientes que tem conta no Facebook? E se 25% deles clicarem em curtir em um de seus produtos, compartilhando-o com os amigos?

Além disso, quase 20% procuraram recomendações de produtos no Facebook, dos quais 16% afirmam ter decidido comprar, baseados em uma dessas recomendações. Um número expressivo, não? Ainda mais: o compartilhamento social pode ajudar e muito para a otimização das suas páginas para os mecanismos de busca.

Segue aqui o link para conferir a pesquisa completa realizada pela 8th Brige.

[Webinsider]

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Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.

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2 respostas

  1. Tenho 550 amigos no Face. Diariamente, uso esta rede social como ‘trampolim’ do meu blog. No final do dia, vejo quantos acessos foram originados pelo Face: menos de 5%. Ou seja, nem todos que são amigos, são mesmo “amigos”… Abs!

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