Ter as redes mais descentralizadas é uma megatendência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Durante transformações empresarias, a curva do esquecimento, às vezes, é mais importante do que a do aprendizado– Prahalad – da coleção.

Muito bem, estamos falando de megatendências.

O problema da ecologia, o crescimento da China e a passagem de organizações em redes mais hierárquicas para menos hierárquicas estão nessa direção.

Tratamos aqui de ajudar as organizações nessa passagem das redes.

A grande característica das redes digitais é a procura de ambientes mais dinâmicos para operar.

Na teoria que fui desenvolvendo, essa necessidade é proporcionalmente direta ao crescimento da população que obrigará as organizações a se adaptar a redes mais descentralizadas para operar melhor.

Isso significa mudança profunda.

Achei um bom artigo sobre estratégia de megatendências na Harvard Business Review brasileira, de maio de 2010, O imperativo da Sustentabilidade, de David Lubin e Daniel Esty, que estudam como as megatendências impactam nas estratégias, que deixam empresas tontas sem qualquer plano ou visão de conjunto:

  • São mudanças fundamentais e perenes no modo como as empresas competem;
  • Tais mudanças criam um fator imperativo estratégico inevitável.

Essa situação está ocorrendo em algumas megatendências atuais.

No artigo também da HBR brasileira de Prahalad, “Por que é tão difícil encarar o óbvio?“, o pesquisador destaca como megatendências: a globalização, a digitalização, a sustentabilidade e a mobilidade, por exemplo.

Diz que tais mudanças encontram as empresas de calças curtas. E que o sucesso estabelecido acaba por impedir que as organizações tomem medidas compatíveis:

“Quanto mais sucesso uma empresa tem, mas difícil fica saber quando precisa mudar”.

Lembra que:

“Durante transformações empresariais, a curva do esquecimento, às vezes, é mais importante do que a do aprendizado”.

Projetos de gestão de redes, assim, são tentativas para fazer com que as organizações alinhem a gestão com uma das megatendência da atualidade.

É uma tentativa de criar pontes entre iniciativas isoladas, criar visão de conjunto e sinergia para que os projetos do que chamamos de redes sociais possam ter um alinhamento tanto das atividades internas, quanto externas, através de uma nova visão de pensar a organização, a partir das redes.

A metodologia gestão por redes procura resolver essa questão.

Que dizes?
[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *