O futuro do profissional de e-business é agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dia desses, concedi uma entrevista que me fez pensar bastante sobre o tema. A entrevista abordava a geração de emprego e o que o futuro poderá proporcionar para a área de e-commerce.

Antes de prosseguir com este artigo, gostaria de defender a utilização do termo “e-business” para falar das negociações realizadas por meios eletrônicos no sentido mais amplo da palavra e abrangendo um universo maior.

No meu entendimento, o e-commerce anda em conjunto com o e-business, mas é uma parte dele.

Agora, que já esta alinhado com meu pensamento vamos decorrer sobre o tema!

Como será o amanhã? Responda quem puder

Para chegarmos a alguma resposta para esta pergunta, nada melhor que analisarmos o e-cossistema que habitamos.

Já é de conhecimento de todos o movimento que o Brasil vem passando em relação à ascensão das classes sociais. São classes mais pobres que subiram para o patamar de “média”.

A “nova classe C” brasileira já corresponde a aproximadamente 54% da população e é responsável por movimentar cerca de R$ 1,03 trilhão por ano. 45% da classe C tem acesso à internet e 50% faz este acesso via banda larga.

Outro fator relevante para o aumento do acesso à internet foi a queda no preço dos computadores, o aumento na venda de smartphones com acesso à web e maior consumo da banda larga.

Alguns outros fatores que também contribuem são o aumento do poder aquisitivo da população, o crescimento do emprego formal e do acesso ao crédito.

Segundo o IBOPE Nielsen Online, o total de brasileiros com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) foi de 78,5 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2011. O tempo de uso do computador foi de aproximadamente 64 horas em janeiro de 2012. Um crescimento exponencial comparado aos outros períodos.

E para finalizar a ilustração deste cenário, que para mim se torna um dos principais, soma-se o fator da população jovem, que já nasceu com a internet na veia, estar adquirindo poder de compra e se utilizará, cada vez mais, da web.

São diversos os produtos disponíveis para o consumo online. Eles vão desde os mais comuns como DVDs e livros, passando por passagens, cursos online (e-learning) e por que não um dia a venda de um imóvel 100% pela web?

Todos estes fatores são enxergados como positivos, não só para os consumidores de produtos via web, mas também para aqueles que pretendem utilizar dos negócios virtuais e fazer dele seu projeto de vida abrindo uma loja virtual.

Será que temos mão de obra suficiente de profissionais para fazer a gestão desta demanda?

Tomo a liberdade para afirmar que, hoje, a resposta é não!

É nítido que as oportunidades de emprego crescem a uma velocidade muito maior quando comparadas à capacitação de profissionais para ocupar estas vagas.

Gosto sempre de frisar que quem pretende entrar para esta área se capacite e esteja preparado, pois o futuro é hoje.

Lembro-me que quando comecei a trabalhar com e-business, lá se vão 13 anos, não pude contar com literatura específica e cursos. Era completamente diferente do que temos hoje. Muito do que eu fazia era feito na base do empirismo.

O crescimento é fato! O que precisamos lutar é para acelerar as políticas públicas e regulatórias que regem o nosso mercado, sempre focado no objetivo que ele cresça fortalecido e de forma sustentável.

Toda vez que sou convidado ou tenho qualquer oportunidade para falar de e-business, faço questão de dar minha contribuição, pois cabe a nós, profissionais já atuantes, o dever de contribuir com nossas opiniões e experiências para este crescimento.

Acredite neste segmento e me ajudarão a responder: como será o amanhã?

Conto com você! [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Gustavo Zobaran (@gustavozobaran) é Head de Brand Experience (BX) na Youse.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Atuo na area de Consultoria de implantação e sou estudante de Sistemas de Informação, pretendo direcionar minha carreira para negócios em TI ou Gestão de Processos. Gostaria de saber como me preparar (cursos, pós graduação)nesta area de e-businnes, obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *