Eu protesto! Anonymous personalidade do ano?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Depois do Youtube, ou melhor “YOU”, ter figurado na capa da Times na virada do ano de 2006 para 2007, parecia que havia chegado a hora do Anonymous estampar a capa da Times e ser a personalidade de nosso tempo – ao menos de 2011.

É o hacktivismo se consolidando; lógico que a vitória do Anonymous, que se deu na votação popular, ainda precisava ser referendada pelo júri oficial.

Mas esse dado em si já fala muito do momento de nossa sociedade.

Considerando o conservadorismo da revista, acusada de “hesitar na cobertura dos protestos árabes” na editoria das capas, como nos revela a imagem abaixo exposta no site motherboard.

The protester

À primeira vista é de se espantar que tenham eleito o termo genérico “The Protester” – que textualmente se refere a todos os “protestadores” mundo afora (e que englobaria o Anonymous).

Há de se indagar do motivo pelo qual tenham ilustrado a capa da personalidade do ano de 2011 com a imagem de um protestante árabe.

Mas se olharmos bem, compreendemos: de fato, a “primavera árabe”, por mais que tenha dedo da CIA, é algo sem precedente na história recente humana e mais um passo à americanização globalização mundial.

Ademais, representa o método tradicional de protesto, atualizado pelo uso revolucionário das redes – ainda assim é o mesmo, só que diferente.

Já o Anonymous representa não apenas uma nova maneira de agir, mas, principalmente, uma nova maneira de se pensar e articular, quebrando paradigmas muito além do digital – e tendo assim influenciado praticamente todos os movimentos de resistência com o conceito “You are the one, yet you are many. Help spread the word, build your future”. E isto não apenas em minha opinião, mas amplamente debatido na imprensa inglesa.

Por isto é que eu gostaria de ter visto esta capa aqui: talvez com um toque árabe para fazer alusão ao fato de que são os anonymous em todo mundo, de todas as formas, que fazem os movimentos de mudança acontecer e se consolidarem.

Contudo, se formos ponderados e menos teóricos da conspiração, temos que concordar que a capa vencedora, por trazer um personagem genérico (pero non troppo), engloba mais movimentos e revela o poder do protesto.

Poder este que é melhor que tenha traços árabes, dos novos aliados, do que cara alguma do Anonymous ou jeito de ex-aliados que agora ocupam as ruas, como o Occupy Wall St. – ou pior: que lembrem antigos fantasmas do comunismo e da anarquia, motivo pelo qual a capa alternativa abaixo deve ter perdido a seleção final.

Notem que citam muitos movimentos, até destacam os Occupy, mas nenhuma menção ao Anonymous.

Aqui um apanhado das últimas capas contendo as personalidades – tire suas próprias conclusoes ou simplesmente acompanhe através delas uma parte da história.

Quem merecia figurar aí e só não o faz por ter sido calado por uma difamação barata e armada (IMHO), superado pelo fundador do Facebook, M.Zuckerberg, é o responsável pelo Wikileaks, Julian Assange.

Fica aqui a homenagem, no dia em que o congresso americano aprovou a CISPA.

E que todos cultivem a liberdade e o poder de se ser ANONYMOUS.

[Webinsider]

Klaus Denecke-Rabello (twitter.com/klaus2tag ) é consultor da 2tag.net, diretor de comunicação da AMIpanema, professor de comunicação digital da ESPM-Rio e consultor da campanha nacional de acessibilidade. Escreve blogs sobre desenvolvimento sustentável e filosofia e acredita no papel transformador das marcas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Obrigado por seu tempo e comentário, Thiago Oliveira.

    O padrão de publicação, principalmente da escolha das capas já é público e notório, mas o que se buscou neste artigo era refletir sobre as intenções por trás dos interesses.

    A escolha por “protestador” – note que destaquei com aspas já no texto original -, se deve exatamente por protestante ter cunho religioso e manifestante, palavra por ti sugerida, não ter o mesmo peso e conceito almejados: nem toda manifestação é contestadora.

    Com a utilização das aspas, tomei a liberdade de fazer uso do recurso do neologismo, reforçando a idéia das pessoas que exercem este ato manifestarem uma opinião pró-teste dos valores vigentes.

    Talvez fosse o caso de ter explicado isto já no original – de toda maneira, obrigado por ter me dado a oportunidade de explicitar isto aqui e ter assim ajudado a clarear um pouco mais da intenção do artigo.

  2. A revista vai colocar na capa quem interessa e não quem merece, como todas as publicações editoriais fazem.

    Sobre a escolha das palavras, eu usaria “manifestante” em lugar de protestante ou protestadores.

    Protestador não exite, e protestante, apesar de correto,é mais conhecido como sendo um linha religiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *