Começar um negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Estamos vivendo uma volta forte dos anjos investidores no mercado, mas agora sobre o forte conceito de startup. Isso é bom para o mercado, mas da geração de uma ideia à apresentação de um produto ou serviço ao potencial investidor existe antes de tudo a validação básica de uma ideia.

Sei que todo o empreendedor sonha com o investidor; eu também já sonhei e sei como é difícil conseguir um. Pior é que tenho visto que alguns conseguem e perdem a oportunidade, levando para a apresentação uma ideia mal trabalhada, boa, mas mal explicada. Isso faz com que o investidor não sinta segurança, na ideia, no empreendedor ou em ambos e o resultado é a perda de uma oportunidade que muitas vezes não se repete.

Sei quanto é difícil começar um empreendimento e em minhas palestras a maioria das vezes a principal pergunta é:

− É muito difícil montar o negócio, eu não tenho dinheiro, preciso do salário do meu trabalho, não consigo um investidor etc.

Concordo que realmente é difícil, mas já há mais de 10 anos convivendo com empreendedores, notei que a grande maioria começou com muito pouco, com dificuldade e quase nenhum deles com dinheiro de investidores e sim de amigos e familiares, o que é chamado nos EUA de “love money”. Setenta por cento dos negócios no Brasil entre 2002 e 2010 começaram usando o lovemoney.

Outro fato legal de lembrar é que tendemos a acreditar que para começar precisamos ter tudo definido e certo do início ao fim. Não existe certeza em nada, muito menos em negócios. O risco é um fator com o qual o empreendedor precisa aprender a lidar. Minimizando riscos e maximizando resultados.

Segundo a pesquisa GEM, apoiada pelo Sebrae e IBPQ, 61,6% dos empreendedores pesquisados entre 2002 e 2010 afirmaram ser a quantia entre R$ 2000,00 a R$ 10.000,00 de recursos próprios para iniciar um negócio.

O que leva as pessoas então a não iniciar seu próprio negócio, mesmo muitas vezes tendo conhecimento sobre o negócio e capacidade financeira para tal? Alguns motivos abaixo:

  • Vontade de ter certeza de retorno do investimento;
  • Dificuldade de lidar com riscos;
  • Medo de fracassar.

Montar um plano de negócio não é obrigatório, mas é altamente recomendado e existem outros métodos interessantes que não o plano de negócios, mas não é disso que quero falar.

Quero falar de um passo antes do plano de negócios, momento em que empreendedor teve a ideia e nem sabe por onde começar. Neste momento o plano de negócios é algo muito difícil de fazer, diria distante do ponto onde o empreendedor está.

Um roteiro de dicas que podem ajudar a elaborar e validar uma ideia:

Ideia

A ideia é diferente da oportunidade; uma oportunidade pode gerar uma ideia de negócio, mas nem sempre a ideia gera uma oportunidade de negócio. Você pode ter uma ideia excelente, inovadora e até mesmo inventiva, ou seja, que ainda não existe.

Avaliar

Avalie a ideia e se ela oferece solução a uma necessidade, ou seja, se atende uma expectativa do consumidor. Não adianta a ideia ser maravilhosa se não cumprir uma necessidade. Claro, criar necessidade de consumo é válido, mas para isso sua ideia tem que preencher um espaço vazio.

Pesquisar

Muitas vezes pecamos por não avaliar o mercado, ou pior, avaliar pela nossa ótica e não pela do consumidor. Não tem como você saber o que o outro deseja se não perguntar, então pesquise.

Teste

Depois de ter a ideia, avaliar, pesquisar o mercado, é hora de testar se o seu produto ou serviço vai estimular interesse e como será praticado – ou seja, como será vendido, distribuído e etc. Da produção ou execução à entrega ou venda.

As respostas mais simples são as mais complexas de se formular. O maior diferencial de uma empresa que está começando é a simplicidade. Seja simples e eficiente. O desdobrar destas pequenas dicas acima sobre a ideia te levam a muitos passos à frente na hora de montar seu plano de negócios.

Uma forma bem simples de questionar uma ideia para aprimorá-la é fazendo as perguntas abaixo:

  • 1. Como será produzido ou executado
  • 2. Onde será feito ou executado
  • 3. Qual capacidade de produção ou execução do serviços mínima para iniciar o negócio?
  • 4. Quanto tempo eu pretendo iniciar e como?
  • 5. Quem vai consumir?
  • 6. Quem vai produzir?
  • 7. Como será produzido (métodos de fabricação ou tipo de profissional que executará)?
  • 8. Quanto custa produzir (unidade) ou executar (custo hora)?

“O ingrediente crítico é arregaçar as mangas e fazer algo. É tão simples quanto isso. Um monte de pessoas tem ideias, mas existem poucas que decidem fazer algo em relação a elas agora. Não amanhã. Não na semana que vem. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um realizador.”
Nolan Bushnell

Mais ideias no livro 20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor. [Webinsider]

…………………………

Leia também:
O perfil do empreendedor digital brasileiro
Empreendedorismo: autoconhecimento é o caminho
O que as pessoas esperam de sua startup

Ricardo Veríssimo (ricardo@rverissimo.com.br), é escritor, palestrante e presidente da RVeríssimo Suporte e Tecnologia. Membro do Conselho de Jovens Empresários da Firjan e da rede de empreendimentos Iniciativa Jovem. Autor do livro "20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Gosto muito de tudo que é ligado ao Empreendedorismo, e muitas vezes na pressa em abrir o próprio negócio, as perguntas mais simples que não se fazem geram consequências fatais, à falência.
    Gostei muito da simplicidade de suas sugestões e do quanto elas são valiosa se observadas antes de cometerem os erros.
    Sucesso sempre!

  2. Ricardo, excelente post! Na maior parte das vezes essa “ideia” citada em seu texto, é justamente o maior ativo do empreendedor iniciante.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *