Urgente: precisa-se de revisores nas agências de comunicação

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A internet é minada de erros de português. Grande parte deles cometida por usuários comuns, que normalmente têm pouca ou nenhuma preocupação com o que postam nas mídias sociais e pela web afora. Mas quando empresas, especialmente as ligadas à comunicação, escorregam demais na língua, aí é, de fato, preocupante. Mais preocupante ainda é quando esses erros são muito recorrentes e numa quantidade grande.

Diriam alguns que têm aparecido mais erros porque pipocam agências digitais e de mídias sociais Brasil afora. Será?

Revisão de conteúdo, por favor!

Se por um lado tenho visto mais erros de empresas digitais, por outro tem crescido, por parte delas, a procura por serviços de revisão de textos na empresa que dirijo.  Neste mês mesmo, cerca de cinco dessas empresas entraram em contato pedindo propostas de revisão de conteúdo.

É, claro, animador, pois estão reconhecendo a importância de alguém focado em corrigir, revisar, editar e preparar textos para publicação livre de falhas, sem danos à imagem e à credibilidade das marcas atendidas. É preciso, ressalte-se, que seja alguém que conheça as particularidades e minúcias da língua portuguesa – senão, de nada adiantará.

A excelência da informação é uma boa prática essencial

Uma dessas agências, de Aracaju, procurou-me dizendo que ganhou há pouco a conta de um cliente da área educacional, que, portanto, não admite erro nenhum nas postagens de mídias sociais e no blog da instituição.

A gerente de mídias sociais de outra agência, de Brasília, disse-me que não aguenta mais, além de todas as atribuições, ficar revisando conteúdos diários de três ou quatro clientes.

Um gerente de monitoramento e métricas disse-me: na sua agência em São Paulo, fizeram uma proposta complexa e que conquistaram a conta, mas talvez se ele não tivesse a preocupação de revisar tudo (e ainda escapou algum pequeno erro, segundo ele), o cliente não teria fechado o contrato.

Profissional exclusivo

É sempre recomendável passar textos, especialmente os mais importantes e publicáveis, para serem revisados por outros profissionais na agência. Mas sempre escapa algo, porque essas pessoas não são especializadas nesse tipo de trabalho. O ideal, como já dito, é ter alguém exclusivamente para isso, para encontrar e corrigir erros – de vacilos de digitação a outros mais graves.

Então, fica a dica! Que as agências e os profissionais não confiem apenas em suas estratégias, grandes ideias e sacadas publicitárias. Que também prestem muita atenção aos textos que vão integrar um post, um banner, uma imagem, um vídeo, um infográfico ou qualquer outro material online (ou offline). Depois que correm com erros pela web, fica muito mais difícil consertar.

Agências precisam de redatores, jornalistas, planejadores, atendimentos e todos estes precisam (ou precisarão, em momentos primordiais) de revisores de textos principalmente em tempos que vagas de estágio ficam meses e meses em aberto, porque, acima de tudo, os candidatos pecam feio no português.

É melhor prevenir do que remediar. (Clichê completamente desnecessário, rs.) Não espere um cliente ou fã da marca apontar os erros; antecipe-se a eles. [Webinsider]

Newton Alexandria (new@drconteudo.com.br) é especialista em Webwriting e Marketing de Conteúdo. Diretor da Dr. Conteúdo. Gosta de gente, de motos e de uma boa MPB.

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4 respostas

  1. Pima, faz bem. Você está fazendo o seu papel; se a pessoa alertada não faz o dela, corrigindo ou considerando de alguma forma, o problema é dela.

    Francisco, infelizmente muitos colegas escorregam feio e não se preocupam em mudar esse quadro, tampouco reconhecem que erram.

    Abraços,
    Newton

  2. Tenho encontrado erros de português inacreditáveis em sites como Catraca Livre Aprendiz, Cetro e Sebrae. Nesse último, agradeceram e corrigiram. Os outros… nada! Não só não agradeceram como republicaram o erro! E Catraca Livre ganhou prêmio!!! Uhuuu…

  3. Oi, Newton.
    Que bom que você tratou desse assunto, pois, pelo que leio na internet afora, parece-me que não importa mais escrever corretamente. Grandes portais maltratam a língua e saem incólumes, como se nada houvesse acontecido. Meu blog (quefalta.xn.blog.br) trata um pouco disso, registrando cochiladas feias de redatores/revisores, isso quando não claras evidências de ignorância da língua.
    Abraço.

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