Quando todas as superfícies serão interfaces

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não é nada fácil a tarefa de refletir sobre o futuro quanto o assunto é tecnologia. Os melhores colunistas e pesquisadores procuram fugir do tema, considerando o terreno perigoso e arriscado. De fato, ninguém falava em tablets PCs até a Apple lançar o iPad e ninguém escrevia sobre Cloud Computing até a Amazon colocar no ar sua oferta do serviço.

Mas vou ignorar os riscos e escrever sobre o que acredito ser a próxima onda, capaz de realmente revolucionar a forma como usamos diferentes objetos em nosso cotidiano. Ao contrário de ser um exercício de futurismo, vou basear minha reflexão em alguns dispositivos já em testes e algumas transições tecnológicas em curso, as quais darão suporte para esta inovação. Acredito, estamos nos aproximando de um tempo onde “todas as superfícies serão interfaces”.

O efeito da nuvem

Para alguns de nós parece trivial escrever alguma coisa e o texto não ficar “armazenado” em nosso notebook, tablet ou PC. Usar o Evernote, Twitter ou Facebook é justamente isto. Os dados vão para a nuvem. Mas não só o texto, as fotos ou vídeos estão na nuvem, também o “aplicativo” ou software está aos poucos sendo levado para nuvem. Esta transferência do processamento da informação, dos bits e bytes que você está usando para nuvem é parte da nova era da computação, a qual está ajudando a deixar mais leves o hardware que estamos utilizando e em alguns casos fazendo com que o hardware desapareça por completo.

Conectividade em todo lugar

Hoje vivemos a era da conectividade global. Está cada vez mais difícil encontrar um lugar onde não exista alguma rede disponível. Redes cada vez mais estáveis e velozes. Com a chegada do 4G, vamos poder deslocar cada vez mais processamento e cálculos para nuvem. Sem dúvida, redes velozes e robustas são peças chave para interfaces mais complexas e inteligentes, com alto grau de interatividade e navegabilidade. Para os usuários, isto implica em poder realizar mais atividades simultâneas em diferentes formatos: texto, vídeo, áudio, 3D, realidade aumentada e virtual, tudo ao mesmo tempo agora.

Superfícies interfaces

Atualmente o que temos são tecnologias computacionais com diferentes tipos de interfaces; entretanto, a chegada dos tablets PCs com a telas de toque e as pesquisas com interfaces “projetadas” aponta para um futuro muito diferente. Vamos agora pensar nos dois pontos citados anteriormente: dados e processamento na nuvem e conectividade em alta velocidade.

Então imagine tecnologias capazes de “projetar” uma interface sobre qualquer superfície e mais, processar informações remotamente usando as redes de alta velocidade disponíveis. Isto nos leva a uma nova era, onde de fato qualquer superfície poderá ser uma interface, até mesmo seu corpo.

Neste futuro possível, nada de cardápios nos restaurantes, já que a superfície da mesa irá apresentar o cardápio. Nada de comprar televisores, porque a parede da sua casa será um televisor. Carros poderão ser vendidos sem painel, já que você poderá projetar e customizar o painel de seu interesse e nada de comprar um celular, já que você poderá projetar o teclado na sua própria pele e chamar seu colega.

Finalmente, estou listando abaixo alguns links para esta nova tecnologia, a qual irá mudar radicalmente como nos relacionamos com os objetos de nosso cotidiano.

Oblong
Illumishare
OmniTouch

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2014/07/24/landing-pages-suas-funcoes-e-elementos/

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. O futuro é bem animador quanto a tecnologia mesmo. A entrada dos serviços citados no mercado abre um leque bem amplo de possibilidades para o desenvolvimento de novas tecnologias. Não vejo a hora de tudo isso estar acessível para todos.

    Belo artigo!
    Abraço.

  2. De fato, Ricardo, o mundo que se abre e as opções são meio assustadoras, mas bastante motivantes p/ quem trabalha com esta tecnologia. A ideia é sempre facilitar a vida das pessoas, como p.e. o app da empresa: http://www.paprikamix.me/ Tudo é muito novo… desconhecido, mas, daqui a pouco, não saberemos mais viver sem essas ‘novidades’.
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *