Produção ou curadoria de conteúdo, em qual investir?

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Marketing de conteúdo, mídias sociais, a demografia web e o e-commerce crescem exponencialmente. Há fartura de informação… Mas como trabalhar suas formas?

Quando se fala de conteúdo há duas atividades distintas: criar e curar. Não há como fugir, porque as informações estão aí. Já são muitas – e chega um novo tsunami a cada dia.

E você sozinho não conseguiria produzir todo o conteúdo do seu segmento. Aí entra a necessidade da curadoria, de filtrar o conteúdo dos outros, pois isso pode servir ao seu objetivo e ao do seu público.

Mas a pergunta-chave é: “por que, como e o que vou produzir e/ou curar?”

É aqui que acabamos, até sem perceber, tornando-nos editores e até censores (de censura), porque vamos ter de pautar, produzir, buscar, selecionar, cortar ou acrescentar, enfim. E, independente de produzir ou curar, devemos sempre nos guiar por dois objetivos-chaves já citados: o conteúdo deve trazer valor e lucro para o seu negócio e deve atender às necessidades do seu público.

Existem empresas que só curam conteúdo, sem produzir um bit de informação. Elas estão erradas? Sim e não. Depende do seu negócio, depende de seus objetivos comerciais e de relacionamento, depende dos influenciadores, de uma série de variáveis. Mas depende fundamentalmente do gestor do negócio ou do gestor de comunicação e marketing (ou de alguém que o valha), que, com base em estratégias e planejamento, irá decidir e botar em prática – ou não – a curadoria ou a produção ou ambas.

Instigando você

Decidir se vai curar ou produzir – o porquê – está diretamente ligado aos benefícios que você quer ou espera que o conteúdo traga ao seu público e ao seu negócio.

  1. Será que apenas curar vai trazer as mesmas vantagens que um conteúdo original, planejado e executado com foco no seu público traria?
  2. Apenas o conteúdo curado trará a satisfação e o engajamento (por parte do seu público) que o seu negócio precisa?
  3. Só com o conteúdo curado você seria capaz de animar, conversar, interagir, envolver, relacionar-se, promover-se e tornar-se lembrado por algo que levasse à ação e trouxesse mais retorno para seu negócio?

Se as respostas para estas três perguntas forem sim, apenas cure – com muita apuração e avaliação – e saiba trabalhar as outras variáveis, que incluem muito jogo de cintura e criatividade com a forma de oferecer esse conteúdo e, principalmente, deixar sua identidade, sua personalidade, apesar de esse conteúdo não ser produzido por você ou pela sua empresa.

Se as respostas forem não, comece a, além de curar, produzir conteúdo.

Como?

  • Primeiro conheça seu negócio;
  • Defina/conheça e investigue seu público;
  • Comece a procurar os assuntos de principal interesse e as necessidades dele com relação ao seu negócio, produto ou serviço;
  • Procure também os assuntos circulares que ajudam a dar identidade e mostrar a personalidade da sua marca (cinema, motivação, empreendedorismo, diversão, humor, estilo etc.) e que se relacionem com seus valores e propósitos.
  • A partir daí, defina abordagem, plano editorial, cronogramas, time e bote pra fazer. Esteja envolvido no processo ou delegue a alguém competente. Colha muitas informações e referenciais, inove, transforme tudo isso e deixe com a cara do seu negócio.

[Webinsider]

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Newton Alexandria (new@drconteudo.com.br) é especialista em Webwriting e Marketing de Conteúdo. Diretor da Dr. Conteúdo. Gosta de gente, de motos e de uma boa MPB.

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