Pelo bem do seu emprego, não fale sobre ele

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Existem registros desde, no mínimo, 2008, de alertas sobre o perigo de se falar sobre seu emprego nas mídias sociais. Se esse tema é batido e óbvio para você, esteja certo de que ainda não é para muitas pessoas. Eu mesma escrevi sobre isso em 2010 e o mais incrível é que ainda hoje muitas pessoas chegam até esse texto buscando orientações sobre como lidar com essa situação ou como orientar suas equipes. E como costumo dizer, o óbvio precisa ser dito para que ele assim seja.

A questão toda entorna a dificuldade de assimilação das pessoas: o que postam é público, é de conhecimento de qualquer pessoa e atualmente costuma chegar sim até os respectivos chefes. Mesmo que alguns afirmem que tenham seus perfis bloqueados e apenas seus amigos podem ver, desconfie, pois o print, RT e compartilhamento estão aí para qualquer pessoa do seu meio dividir com todos o que você falou.

Se você trabalha em uma grande empresa as chances de ela estar monitorando tudo o que é falado sobre ela são muito grandes. Muitas podem não ter uma pessoa preparada para gerenciar este trabalho ou contratam agências para fazer isso, mas, acredite, elas estão de olho. Ou seja, se você quer reclamar de alguma coisa nunca, pelo seu bem, cite o nome da empresa.

Publicamente a maioria das pessoas só conhece os casos mais famosos de demissão por comentários, mas o que muitos desconhecem é que existem demissões para todos os tipos de cargos pelas gravidades que falam relacionando o nome das organizações. Pessoas, muitas vezes sem orientação e que acreditam na ‘liberdade’ proporcionada por esses canais, mas, também, pessoas com alto grau de instrução e que, provavelmente, pela fúria do momento se esquecem de tudo isso e apenas desabafam.

São operários, técnicos, estagiários e até mesmo candidatos a vagas que antes mesmo de conseguirem-na já reclamam da empresa. Não são só pessoas com muitos seguidores ou conhecidas dentro do ambiente corporativo que estão expostas a esse risco, qualquer pessoa, qualquer cargo.

Se você é de alguma empresa, pense em orientar seus funcionários sobre essas questões. Até considera-se a não responsabilidade da organização por essas ações, mas lembre-se: sua marca vai estar exposta.

Se você é um funcionário, passe a ter mais atenção a isso. Seu chefe pode até não estar nos seus amigos do Facebook ou lhe seguindo no Twitter, mas ele pode ficar sabendo do que você falou.

Ruim para ambos os lados e prejuízos da mesma forma, o cuidado com a marca deve partir não apenas da área da comunicação. Mesmo porque, são as pessoas, o conjunto, que a formam.

[Webinsider]

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Fernanda Fabian (@fernandaf) é analista de mídias sociais, relações públicas, pesquisadora, curiosa, tecnológica, redatora, insistente, blogueira.

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