Sua estratégia digital está no caminho certo?

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Para os profissionais experimentados pode parecer óbvio, mas grande parte das empresas não consegue desenvolver uma estratégia eficiente de comunicação digital. Isso é ainda mais comum entre os micro e pequenos empreendedores. E o erro, ao que parece, é mais óbvio ainda: as razões que levam essas empresas até as redes sociais são igualmente frágeis. Por isso, é provável que este artigo tenha mais utilidade para profissionais iniciantes, que devem rapidamente guardar este conselho: Facebook não é tão legal assim.

A difusão e o crescimento das redes sociais pelo mundo trazem vantagens e desvantagens ao mercado. Entre as vantagens:

  • A consolidação do marketing digital dentro das empresas;
  • O acesso e o interesse de um número cada vez maior de pessoas por essas mídias;
  • O surgimento de novas ideias, novos empreendedores e de novas tendências de comunicação.

Entre as desvantagens, está a frenesi inerente a toda grande novidade. A empolgação em torno das mídias sociais gera a banalização dessas plataformas e o consequente mau uso das ferramentas que elas oferecem.

E é sob essa empolgação que muitos empresários e gestores são motivados a iniciar suas ações de comunicação digital. Sem identificar corretamente os benefícios que a empresa pode obter ou quais são as ferramentas ideais para seu negócio, o que essas iniciativas geram nas redes sociais não é conteúdo. É barulho.

Como gerar conteúdo de verdade e obter resultados para sua empresa

Quando seu chefe entra na sala ou você vê o anúncio de uma vaga para gestor de redes sociais, é bem possível que vá ouvir o seguinte: queremos abrir um perfil da empresa no Facebook e no Twitter e queremos que você cuide disso.

Parece simples, mas se você quiser levar essa missão a sério, esse é só o começo de um extenso processo de planejamento, execução e avaliação. O interesse da empresa em entrar no universo digital é positivo, mas a uma série de questões devem ser feitas antes de efetivamente iniciar essa tarefa:

1 – Minha empresa realmente pode tirar proveito das redes sociais?

Pense grande. Se seu chefe quer desenvolver ações de comunicação digital para manter a empresa atualizada e competitiva no mercado, pense em marketing digital e não apenas em redes sociais. Se o seu negócio é fabricação de embalagens, por exemplo, uma campanha apropriada de Adwords ou anúncios em sites de interesse do seu público alvo podem ser muito mais valiosos que qualquer Tweet.

2 – Se estaremos presentes nas redes sociais, quais são as que melhor atendem nossos objetivos?

Essa é justamente a etapa em que você talvez perceba que Facebook, afinal de contas, não é tão legal assim. De fato, praticamente qualquer coisa pode ser dita por lá, mas isso não significa que alguém estará ouvindo.

O Facebook reúne milhões de pessoas comuns, que buscam principalmente entretenimento. Por isso, a gama de marcas e empresas que podem obter sucesso por lá não é tão extensa como parece. A grosso modo, a regra é: quanto mais genérico for seu produto ou serviço, quanto maior for o número de pessoas que ele puder atender, mais chances você terá no Facebook.

Marcas de bebidas, de roupas, redes de restaurantes ou de cinemas são alguns exemplos que se encaixam perfeitamente com a rede social. Já para sua fábrica de embalagens, não há muito que fazer ali.

Por isso, o primordial para definir em quais redes sociais atuar é identificar as possibilidades de cada uma delas e o perfil de seus usuários. No caso de nossa fábrica de embalagens fictícia, a utilização do Youtube para divulgação de vídeos institucionais, por exemplo, que podem ser integrados a ações de e-mail marketing, vídeo releases ou no próprio site ou blog da empresa, pode ser uma opção adequada.

3 – Já escolhi com quais redes trabalhar. Como posso planejar a execução das ações?

Outra coisa que seu chefe não sabe quando decide iniciar um projeto de comunicação digital é como fazê-lo e como avaliar os resultados. Cabe a você traçar um plano de ação e definir como avaliar seu sucesso.

Para isso, o primeiro passo é descobrir o que sua empresa espera das redes sociais. Você pode criar um pequeno questionário para seu chefe ou para o autor da iniciativa, para colher as informações que precisa. Uma dica? Se alguns deles responder que deseja apenas estar atualizado com as novas tendências, corra como o vento. Nenhum projeto tem chances de sucesso sem objetivos claros.

Se conseguir definir suas metas, identifique quais os dados serão necessários para avaliar os resultados. Por exemplo, se sua empresa busca o fortalecimento de sua rede de contatos com fornecedores, parceiros e clientes em potencial, a mensuração de quantas novas conexões você obteve no LinkedIn e a qualidade da interação que existe entre vocês será um item importante de seus relatórios.

4 – Como convencer minha empresa de que a estratégia digital será eficiente?

Tanto o planejamento elaborado quanto o formato de avaliação escolhido devem ser bem apresentados e defendidos. Isso porque é comum que os diretores da empresa tenham expectativas equivocadas. Como a maioria dos casos, o proprietário ou diretor de sua fábrica de embalagens acredita que um perfil no Facebook vai viabilizar diretamente a elevação das vendas. Se você deixar que ele acredite nisso, vai decepcioná-lo bastante quando os resultados não forem alcançados.

Salvo casos específicos, redes sociais são o ambiente ideal para quem deseja fortalecer a imagem de sua empresa e estabelecer uma relação direta com seu público. As micro empresas não se convencem facilmente de que investimentos dessa natureza valem a pena. Afinal, acreditam que imagem e relacionamento não fecham negócios.

Então o que você precisa fazer é convencer seu chefe de que alguém, em algum lugar, vai pesquisar sobre seu ramo de atuação no Google, encontrar seu blog e assistir seu vídeo no Youtube. Quando essa pessoa precisar dos seus produtos ou serviços, ela vai se lembrar de você.

Ser lembrado por alguém. Essa parece uma conquista pequena frente às metas de vendas e planos de negócio. Mas afinal, não é para sermos lembrados que fazemos propaganda?

[Webinsider]

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Fred Palladino é Gerente de Planejamento na Zero Glosa Tecnologia, em Goiânia. No Twitter é @fredpalladino e no Facebook facebook/fredpalladino.

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